Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O segundo mês do ano registra retração de 15,1% do faturamento total deflacionado das vendas dos materiais de construção em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Índice da ABRAMAT. Já o nível de emprego na indústria de materiais de construção mostrou leve crescimento de 0,3% em relação ao mês de janeiro deste ano, apesar de apresentar retração de 6,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Para Walter Cover, presidente da ABRAMAT, o resultado negativo nesse início de 2017 é motivado por fatores do ano passado que permanecem influenciando o setor. “Causas que dominaram 20116, como o alto desemprego, crédito difícil, juros altos e dúvidas sobre as mudanças no cenário político e econômico ainda estão latentes neste início de 2017 e impactam diretamente nos resultados negativos”, ressalta.

Para o presidente da ABRAMAT, “medidas do governo direcionadas ao setor ainda são tímidas ou não se reverteram em aumento de atividade no mercado. A confiança do empresário e do consumidor começa a melhorar, mas levará algum tempo para se reverter em melhoria da atividade comercial”. A ABRAMAT estima que haja uma queda de vendas no primeiro semestre da ordem de 6% e a recuperação no segundo semestre irá depender da evolução das variáveis macroeconômicas, reversão do desemprego e queda nos juros.

O segmento de materiais de base e acabamento também acompanha o ritmo de queda do setor de materiais de construção. Em fevereiro o faturamento deflacionado das vendas dos materiais de base e de acabamento registrou recuo de 16,8% (base) e 12,5% (acabamento) se comparado ao mesmo mês do ano passado.

Perspectiva – O segundo mês do ano fechou com variação negativa do resultado acumulado no ano do faturamento deflacionado da indústria de materiais de construção (12%).

Segundo Cover, “esse será um ano de transição após três anos consecutivos de queda nas vendas. Nesse momento estamos prevendo um ano com zero crescimento com relação a 2016, sendo que no primeiro semestre se acumulará uma perda de 6% nas vendas e se espera uma recuperação no segundo semestre”. O presidente da ABRAMAT salienta que para que o setor se estabilize é necessário uma série de situação em relação ao desemprego, e aos juros.

ASCOM

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.