Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Depois de cinco pioras consecutivas, organismo internacional vê cenário mais positivo para o País e melhora projeções para o PIB

O Fundo Monetário Internacional (FMI) passou a ver um cenário mais favorável para a retomada do crescimento do Brasil. Em documento divulgado ontem (19), o organismo revisou as projeções para a economia em 2016 e em 2017.

Depois de cinco quedas consecutivas nas projeções para o Brasil para este ano, o FMI fez o primeiro movimento de alta. Antes, a expectativa era de que registrasse uma recessão de 3,8%; agora, essa perspectiva passou para uma queda de 3,3%.

Para o próximo ano, a expectativa também melhorou. Até então, o fundo acreditava que não haveria crescimento, ou seja, a taxa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) seria de zero. Agora, a previsão é de alta de 0,5%.

A avaliação do FMI é de que a confiança do consumidor e de empresas “parece ter batido no fundo” e que agora começa a se recuperar. A contração do PIB no primeiro trimestre, observa o relatório do fundo, também foi mais branda que o antecipado.

O FMI também melhorou a previsão para o PIB da América Latina e do Caribe. Tanto para 2016 quanto para 2017, a estimativa de desempenho da economia foi ampliada em 0,1 ponto percentual (abaixo, portanto, da revisão feita para o Brasil este ano, de 0,5 ponto).

ara a região, o FMI prevê retração de 0,4% em 2016 e alta do PIB de 1,6%, no ano seguinte. Já a expansão da economia global será de 3,1% este ano e de 3,4% em 2017.

Volta do crescimento

Para o Brasil, o cenário ainda é de desaceleração, embora em intensidade menor do que prevista anteriormente. Um dos motivos para essa melhora na avaliação do País, indicou o FMI, é o humor dos consumidores e empresários, que após recuar nos primeiros meses, inverteu a tendência de queda e passou a operar no azul desde junho.

“Consequentemente, a estimativa para a recessão de 2016 está um pouco menos severa, com um retorno ao crescimento em 2017”, ponderou o organismo internacional.

No cenário global, o Brasil está entre um “pequeno número de mercados emergentes” cujos cenários foram revisados para o próximo ano.

Essa melhora da percepção não está restrita apenas ao exterior. No Brasil, o mercado financeiro começa a desenhar números melhores para 2016 e 2017.

Expectativas do mercado

Boletim Focus do Banco Central, publicação semanal com expectativas de economistas, tem trazido avanço nas perspectivas.

Na última previsão divulgada, os economistas passaram a esperar um crescimento de 1,10% para o PIB de 2017. A projeção anterior era menor, de 1,0%.

O País, no entanto, pode crescer além dessas projeções. Os analistas mais otimistas ouvidos para o Focus projetam um crescimento de 2,84% para o próximo ano.

Fonte: Portal Brasil, com informações do FMI e do Banco Central

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.