Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o cenário econômico incerto e a crescente queda do consumo, muitos varejistas buscam alternativas para fidelizar o cliente e, dessa forma, continuar incentivando as compras. Assim, a oferta de opções de meios, condições de pagamento e juros baixos têm sido algumas das soluções adotadas. Um dos instrumentos de pagamento que tem voltado a figurar entre os consumidores neste ano de recessão é o cheque. Segundo o levantamento trimestral do Perfil do Consumidor Inadimplente realizado pela Central de Recuperação do TeleCheque, serviço oferecido pela MultiCrédito, 51% das mulheres utilizaram o meio de pagamento e entraram em contato com a empresa para renegociar seus débitos.

O estudo foi elaborado com base nos 800 consumidores que procuraram o serviço de renegociação de dívidas entre os meses de março e maio de 2016. Nesse período, quem mais renegociou as dívidas foram as mulheres casadas, entre 31 e 40 anos, com um dependente, com segundo grau completo, que atuam em empresas privadas. O valor médio dos débitos do público feminino foi de R$ 200 a R$ 499,99, os principais gastos foram com alimentação (10,5%), farmácias (4,87%) e vestuário (4,75%), e a principal causa foi o descontrole financeiro.

Ainda de acordo com a pesquisa, entre os homens que utilizam o cheque como meio de pagamento, a inadimplência foi de 23,75% por descontrole financeiro, mas com gastos com a manutenção e acessórios automotivos. Vale destacar que a inadimplência por conta do desemprego cresceu 15,9% entre homens e mulheres na comparação com os números do mesmo período de 2015.

“O indicador mostra a diferença no hábito de compras entre homens e mulheres, independente do que compram mesmo com crescimento do desemprego, o descontrole financeiro ainda é a maior causa da falta de pagamento das dívidas. O consumidor que possui uma boa educação financeira, consequentemente tem um maior controle de suas finanças e grandes chances de não se tornar um devedor nesse atual cenário econômico”, Carlos Eduardo Souza, Diretor nacional de recuperação e atendimento.

A pesquisa ainda traz um dado interessante: se comparada com a análise do último trimestre, a procura por renegociação entre os consumidores cresceu 2,04%; já o aumento de consumidores desempregados que procuraram a empresa para renegociar foi de 33%.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.