Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O senador Oriovisto Guimarães (PODE- PR) participou da 82ª edição da Reunião Geral da Frente Nacional do Prefeitos (FNP), realizada na quinta-feira (24), no complexo do Parque Barigui, em Curitiba. A convite do presidente da FNP, Edvaldo Nogueira (Prefeito de Aracaju/SE), e do prefeito anfitrião, Rafael Greca, o senador palestrou sobre a tramitação da reforma tributária, com ênfase na PEC 110/2019.

 “O que há de tão complicado na reforma tributária? Eles querem fazer isso a partir do Congresso. Está errado. É preciso simplificar as coisas. O Governo Federal cobra muitos impostos. (IR, IDF, IPI, PIS, COFINS etc..). Deve ser iniciativa do executivo (Ministério da Economia) propor a simplificação destes impostos, reduzindo o seu número e simplificando a cobrança, sem alterar a carga total dos tributos. Os estados brasileiros mais o Distrito Federal construíram 27 diferentes legislações sobre o ICMS. Cabe ao COMSEFAZ propor uma legislação única para o ICMS. Os impostos municipais são poucos e simples. Esta é a receita para uma verdadeira reforma tributária. A PEC 110 não resolve, ela aumenta impostos e complica nosso sistema tributário ainda mais”, ressaltou o senador.

O vice-presidente de Mobilidade Urbana da FNP, Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, fez a abertura da mesa de debate sobre a Reforma Tributária. Ele disse que a FNP tem defendido uma reforma tributária que não comprometa a arrecadação dos municípios e que nesse sentido, a manutenção do Imposto Sobre os Serviços (ISS) é fundamental, pois é esse imposto que sustenta as dificuldades dos municípios.

 “O cidadão não mora na União, não mora nos estados, ele mora nos municípios. O que mais cresce nas cidades hoje são os serviços. Se tirarem o ISS dos municípios, vão brigar com todos os prefeitos. Esse é o principal imposto e o mais simples. Portanto, temos que ter muita clareza dessa Reforma Tributária, precisamos analisar o tema com profundidade”, destacou Melo.

A reunião teve a participação de 243 líderes municipais, de várias regiões do país, e também contou com as presenças do prefeito da cidade de Assunção no Paraguai, Óscar Rodríguez; do prefeito de Nigran na Espanha, e do presidente do Fondo Galego, Juan Antonio Gonzalez Perez.

Também foram abordados os temas financiamento do transporte público e aplicação do mínimo constitucional no ensino (PEC 13/2021).

Frente Nacional de Prefeitos

Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 412 municípios com mais de 80 mil habitantes (estimativa do IBGE 2020). Esse recorte abrange 100% das capitais, 61% dos habitantes e 74% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A entidade é organizada em diretoria executiva, vice-presidências temáticas, por faixa populacional, estaduais e um conselho fiscal.

Veja o discurso completo do senador Oriovisto: https://www.youtube.com/watch?v=4FVlZOds0IU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.