Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O processo de escolha por uma profissão não é pontual; há um percurso a ser percorrido pelo jovem, envolvendo reflexão e, consequentemente, conscientização sobre as suas características de personalidade, suas habilidades, competências e ainda seus reais interesses. Este caminhar demanda tempo e amadurecimento.

Tal escolha diz respeito ao seu modo de ser, a seus talentos e habilidades desenvolvidas ao longo de sua vida e do processo de escolarização. Além, obviamente, da influência do meio social: em especial, pais e familiares.

Neste sentido, discorrer sobre o Enem ou mesmo sobre os vestibulares pode auxiliá-los a terem consciência dos desafios que irão enfrentar ao final da 3ª Série do Ensino Médio.

O ENEM, implantado em 1988, é um instrumento de avaliação do desempenho dos alunos ao final da educação básica e tem como objetivo principal possibilitar a melhoria do ensino brasileiro, especificamente do Ensino Médio. Desde o ano de 2009, começou também a ser utilizado como mecanismo de acesso às Instituições Federais de nível superior. Mais recentemente, algumas outras universidades de renome (como a USP) também optaram por este instrumento como forma de seleção para alguns de seus cursos superiores. Além disso, auxilia no processo de concessão de bolsas de estudos (FIES e PROUNI), a conseguir estágios em empresas e/ou organizações em como a Ciências sem Fronteiras.

Mais recentemente, as Universidades de Portugal como a de Aveiro, do Porto e de Madeira também firmaram convenio com o INEP para acesso de estudantes brasileiros aos cursos oferecidos por essas instituições.

Discorrer sobre este exame no início do ano para os alunos do Ensino Médio é importante para que, ainda adolescentes, compreendam a relevância desse tipo de avaliação e saibam da concorrência que enfrentarão por uma vaga em uma universidade conceituada.

A Universidade de São Paulo continua sendo referência em seus cursos superiores, assim como a Unicamp e as Instituições Federais, o que implica diretamente na absorção, no mercado de trabalho,do profissional por elas formado.Os selecionadores das empresas e indústrias costumam dar importância, e muita, às instituições formadoras para a contratação de profissionais.

Ter um bom resultado no Enem significa poder escolher as melhores universidades do país para estudar e, consequentemente,concorrer aos melhores benefícios profissionais como a futura empregabilidade e a construção de uma carreira.

Mesmo assim, com a divulgação dos resultados e do ranking das escolas, alguns adolescentes parecem entender que participar do ENEM somente interessa à escola, o que não é verdade.

Isso ocorre porque os adolescentes, de modo geral, por serem imaturos psíquica e neurologicamente,não conseguem ter a dimensão do que este instrumento os auxiliaria. Para muitos, a entrada no mercado de trabalho ainda está muito distante e a vida adulta, que pressupõe a capacidade de arcar com responsabilidades, é percebida como desestimulante.

Assim, a participação do aluno no ENEM de ser analisada como meio dele vir a estudar em universidades conceituadas, reconhecidas e a garantir um futuro mais tranquilo.

Maria Luiza Garitano de Castro, Orientadora Educacional no Colégio Marista Glória, da Rede de Colégios do Grupo Marista.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.