Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começaram ontem (20) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 31 de maio. Durante as inscrições os participantes devem escolher também a instituição para a qual preferem solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

As inscrições devem ser realizadas AQUI.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que também faz a correção dos exames. Já a certificação é feita pelas Secretarias Estaduais da Educação e Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que aderiram ao Encceja.

Provas

Serão quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas e de 5 pontos na redação. As provas para o certificado do Ensino Fundamental serão Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. Já para Ensino Médio serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para obter a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio o participante deve atingir a nota máxima nas quatro provas objetivas e na redação. Já o participante que conseguir a nota mínima em mais de uma das provas, mas não em todas, terá direito à Declaração Parcial de Proficiência.

Exame

O exame é destinado para pessoas que não conseguiram concluir seus estudos na idade correta e agora desejam obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. O exame consiste na aplicação de provas com perguntas de múltipla escolha e em uma redação. O candidato aprovado em todas as disciplinas recebe a certificação, mas também é possível receber declaração de proficiência somente nas disciplinas em que for aprovado. Para o Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos ou mais na data das provas, enquanto o Ensino Médio exige 18 anos completos ou mais.
Cronograma Do Encceja 2019
20 a 31/5 - Inscrições
20 a 31/5 - Solicitação de Atendimento Especializado
3 a 7/6 - Solicitação de Atendimento pelo Nome Social
7/6 - Resultado da solicitação de Atendimento Especializado
10 a 14/6 - Recurso de solicitação de Atendimento Especializado
14/6 - Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
21/6 - Resultado do recurso de solicitação de Atendimento Especializado
17 a 21/6 - Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
26/6 - Resultado do recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
25/8 - Aplicação do exame.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.