Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Educação irá lançar o livro “Londrina: olhares sobre o tempo e o espaço”, que trata sobre a história e a geografia de Londrina e região. Além do lançamento, as escolas municipais participarão de um sorteio de tablets, que serão utilizados como ferramentas didáticas. O lançamento do livro acontece hoje, dia 17 de junho no  gabinete do prefeito Alexandre Kireeff, na Avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico, o evento esta marcado para acontecer as 14h. 

O livro “Londrina: olhares sobre o tempo e o espaço” é destinado aos alunos do 4º ano da rede municipal de ensino. Ele foi elaborado pelas professoras responsáveis pelas áreas de História e Geografia, da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Aparecida Candoti e Eliane Teixeira França.

Na obra, as escritoras apresentam os assuntos escolares com a visão da cidade e da região norte do Paraná. Um exemplo disso, é quando apresentam a história e a cultura dos povos indígenas. Elas trazem ao conteúdo informações contidas em documentários sobre as terras indígenas do Apucaraninha, ocupadas pelos Kaingangs.

A ideia das autoras foi contextualizar os assuntos didáticos, para que os alunos se enxergassem como sujeitos ativos da história e percebessem a realidade na qual estão inseridos. Por isso, as professoras trazem a história dos povos colonizadores (paulista, mineiro, imigrante, afrodescendente e o indígena), a cultura e o modo de vida. Finalizando o exemplar com a mudança da vida rural para a urbana e crescimento dos conjuntos habitacionais, citando como exemplo o Residencial Vista Bela.

O material é um projeto piloto, que adveio da constatação de que não havia um livro didático atualizado com esse conteúdo no Programa Nacional do Livro Didático. Elas contaram com a experiência em trabalhos de sistematização de conteúdos básicos e como cursistas na formação continuada de professores, além de terem o apoio do Museu Histórico de Londrina, do Centro de Documentação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e de cidadãos que cederam imagens e depoimentos.

A primeira edição teve uma tiragem de 3.100 exemplares, em que foram investidos R$ 30.907,00, advindos de recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação. Os livros começam a ser embalados nesta sexta-feira e, então, serão distribuídos às escolas. A distribuição do conteúdo será feita na Biblioteca do Professor, que fica no Centro Municipal de Educação Infantil Clélia Regina Guilherme de Almeida Zotelli, na Rua Amapá, 616, Vila Portuguesa.

 Além do lançamento do livro, a Secretaria Municipal de Educação irá sortear 630 tablets para 19 escolas municipais de Londrina e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Cada escola receberá 32 equipamentos e o CMEI receberá 22 itens. Ao todo, 50 unidades de ensino participarão do sorteio.

Redação/J.U com informações N.Com/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.