Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudantes de escolas municipais receberão medalhas de ouro, prata e bronze por sua participação na XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) – 2017. A solenidade de entrega dos prêmios e certificados será nesta segunda-feira (27), às 10 horas, no gabinete do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, localizado na Avenida Duque de Caxias, 635.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com participação voluntária de estudantes de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o Brasil. Em Londrina, 37 alunos do 3º ao 5º ano da rede municipal serão premiados. Eles são das escolas Mercedes Martins Madureira, América Sabino Coimbra, Suely Ideriha, da Vila Brasil e Arthur Thomas. Todos os alunos recebem certificado de participação, assim como os professores, diretores e as instituições.

A escola com maior número de prêmios foi a da Vila Brasil, que conquistou 14 medalhas ao todo. A diretora em exercício, Cristiane Tesche, contou que astronomia é um dos conteúdos favoritos entre os alunos dentro da disciplina de Ciências. “Os professores trouxeram para a sala de aula diversos vídeos, matérias e revistas sobre o tema. Essa conquista significa o reconhecimento e o resultado dos estudos, mostrando às crianças que todo o esforço e os estudos valeram a pena”, destacou.

Preparação – A professora do Apoio Pedagógico de Ciências da Secretaria Municipal de Educação (SME), Cristina da Silva Borba, explicou que, neste ano, professores de Ciências da rede receberam formações específicas voltadas para a astronomia, além de realizarem visitas guiadas ao Planetário de Londrina, a fim de incentivar ainda mais a participação das crianças.

Desde 2013, 224 alunos já foram premiados na OBA na cidade. “A participação é muito importante no desenvolvimento do interesse dos alunos em astronomia e nas demais ciências, e as conquistas motivam ainda mais os estudantes, por proporcionar reconhecimento em um evento nacional, além de estimular os colegas a participarem em edições futuras”, contou Cristina.

OBA – Participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica alunos do 1o ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. A XX OBA foi realizada em 20 de maio, por meio de uma prova, cujos resultados foram divulgados recentemente. Participaram 661.359 alunos de todo país, distribuídos por 7.294 escolas. Todos os alunos participantes receberam um certificado, bem como os professores, diretores e as unidades escolares.

O evento conta com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e também com patrocínios da UNIP, VISIONA e AVIBRAS.

ESCOLAS PREMIADAS

Nº de medalhas

MEDALHAS

Ouro

Prata

Bronze

Escola Municipal Mercedes M. Madureira

Escola Municipal América S. Coimbra

Escola Municipal Suely Ideriha

Escola Municipal da Vila Brasil

Escola Municipal Arthur Thomas

3

1

13

14

6

-

-

6

1

4

1

1

5

6

-

2

-

2

7

2

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.