Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de 12 mil estudantes dos 54 cursos de graduação da UEL iniciaram nesta terça-feira (20) o ano letivo 2018. As aulas foram retomadas em nove Centros de Estudos da Universidade - CCH, CCB, CCE, CESA, CECA, CCA, CTU, CEFE e CCS. Em toda extensão do Campus Universitário, ingressantes e veteranos participam de atividades de integração.

A Semana de Recepção aos Ingressantes, 2.482 aprovados no Vestibular 2018 e 603 convocados pelo SISU, foi planejada pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), juntamente com os Colegiados dos cursos. De acordo com a Pró-reitora de Graduação, professora Sueli Rufini, a Semana de Recepção visa a interação entre novos alunos e os veteranos. Ela observa que quando o estudante é bem recebido, no ano seguinte, como veterano, ele também será vai acolher bem no futuro.

No Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), ingressantes do curso de Design de Moda se apresentavam para os demais estudantes. Letícia Accorsi e Gabriele Namie Komatsu Yoshida, ambas de Londrina, participavam da atividade. As duas declararam que estão felizes com o ingresso no curso. Segundo elas, é um sonho estar na Universidade. Logo após a atividade, a programação de recepção previa tour pelo Campus Universitário. "Já conhecia o local e sempre fui apaixonada pela UEL", acrescentou Gabriele.

Nesta primeira semana de aulas estão programadas atividades de recepção para promover a integração entre os alunos, aulas inaugurais e diversas intervenções como ações solidárias, doação de sangue e arrecadação de alimentos e materiais de limpeza para instituições sociais. A programação de recepção dos novos estudantes pode ser consultada no endereço Prograd.

A estudante do 2º ano de Biomedicina, Giovana Aparecida Okabe Dias, por exemplo, estava no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) aguardando os ingressantes. Eles participavam de uma gincana pelo Campus, organizada pelos veteranos. A jovem conta que no dia anterior, os novos alunos tiveram apresentação sobre o curso e fizeram doação de sangue no Hemocentro Regional do HU. As atividades de recepção serão realizadas até quarta-feira. Os veteranos retornam às aulas normalmente na quinta.

"É um sonho que eu tenho fazer História, passei e aproveitei a oportunidade", declara o estudante Ademir de Oliveira, de 56 anos, que cursa pela primeira vez uma graduação. O Colegiado do curso de História preparou palestra de recepção, com orientação sobre trote e temas como abuso sexual e homofobia.

Trote - Como ocorre no início de cada ano letivo, a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) é responsável por receber denúncias de trotes que causem algum tipo de constrangimento aos alunos. Vale ressaltar que a Resolução 177/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) proíbe o trote violento. Denúncias poderão ser encaminhadas aos Colegiados dos Cursos, Ouvidoria da UEL ou para a Prograd, pelos telefones (43) 3371-4353 e (43) 3371-4363.

Com o objetivo de estimular e reconhecer as melhores iniciativas a Pró-reitoria de Graduação promove mais uma edição do Prêmio Boas Práticas. As inscrições para o prêmio são realizadas por meio do endereço Prograd

AGU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.