Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ano letivo 2018 da UEL começa na próxima segunda-feira (19) para mais de 12 mil estudantes de 54 cursos de graduação da UEL. A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), juntamente com os Colegiados dos cursos, prepara a Semana de Recepção aos Ingressantes para 2.482 aprovados no Vestibular 2018 e 603 convocados pelo SISU.

Os nove Centros de Estudos da Universidade - CCB, CTU, CCS, CCE, CESA, CCA, CCH, CECA e CEFE - também estão preparados para receber os alunos. Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Sueli Rufini, a Programação de recepção aos ingressantes prevê a realização de palestras informativas, visitas orientadas pelo Campus Universitário, além de orientação sobre trote violento e assédio. A programação de cada curso está disponível na página da Prograd, endereço www.uel.br/prograd/.

O objetivo da recepção programada, segundo Sueli Rufini, é fazer com que os alunos conheçam a Universidade e façam uma boa interação no curso. "O estudante que é bem acolhido, no ano seguinte, como veterano, ele também será acolhedor", avalia a pró-reitora. Ele ressalta ainda que a ideia é reforçar a prevenção com relação ao trote violento.

Vale ressaltar que a Prograd repudia toda ação que ofenda, cause danos físicos ou psicológicos aos ingressantes. Para isso, disponibiliza o Disque-Trote para denúncia de trote violento. Os alunos podem fazer a denúncia pelos telefones da Prograd (43) 3371-4353, 3371-4363, e também pelo número 0800-400-4474, da Central de Segurança.

"A mudança cultural não é feita de repente. Mas estamos aos poucos amadurecendo como sociedade e isso reflete na diminuição dos casos de violência que afeta os ingressantes", disse a pró-reitoria Sueli Rufini.

Prêmio - Na Semana de Recepção também estão previstas atividades solidárias. Todos os anos, incentivos pelos veteranos, os ingressantes organizam e participam de ações solidárias, com o objetivo de beneficiar entidades e instituições filantrópicas de Londrina e região - creches e asilos. São iniciativas que inclusive estimulam a doação de sangue ou de alimentos.

Como forma de reconhecer institucionalmente as ações realizadas, a Prograd promove o Prêmio Boas Práticas, cujo objetivo é reconhecer as ações de cunho solidário executadas pelos ingressantes. Inscrições no endereço www.uel.br/prograd/.

Matrícula - Durante a primeira semana de aula, é obrigatória a presença dos ingressantes para a confirmação da matrícula junto à Prograd, localizada no Campus Universitário. A Prograd funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 20 horas. O prazo para confirmação da matrícula começa segunda-feira (19) e vai até 23 de março. Como reforça Sueli, a não confirmação resulta na perda da vaga. 

AGU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.