Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa que rendeu o prêmio foi a Exposição Técnica e Científica - Expotec 4.0, realizada pelo centro estadual. Evento propõe a aproximação dos alunos e da instituição de ensino com o empreendedorismo local. Ao todo, 76 projetos foram inscritos no prêmio no Paraná.

O Centro Estadual de Educação Profissional Maria Lydia Cescato Bomtempo – CEEP Assaí, na região Norte do Paraná, foi destaque na etapa estadual do Prêmio Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae. Representado pelo diretor Aquiles Cesar Fernandes, o colégio conquistou o segundo lugar no Paraná na categoria “Educação Profissional”. A ação que lhe rendeu a premiação foi a Exposição Técnica e Científica - Expotec 4.0, da instituição. O evento propõe a aproximação dos alunos e da instituição de ensino com o empreendedorismo local.

A Expotec é um evento de dois dias, aberto ao público, em que os professores e os alunos apresentam os projetos práticos que eles desenvolveram. "Também convidamos empresas parceiras dos nossos cursos, e elas montam estandes. Temos palestras, workshops e rodadas de negócios”, conta o diretor.

Os projetos foram elaborados dentro das disciplinas dos cursos técnicos oferecidos na escola: Agronegócio, Edificações, Mecânica Industrial, Eletroeletrônica e Desenvolvimento de Sistemas. Mais de 4 mil pessoas, incluindo comunidade escolar, familiares, estudantes de outros colégios da região e empresários, puderam conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos no CEEP.

“A premiação é fundamental para continuar incentivando a criatividade e o empreendedorismo dos estudantes, além do envolvimento da comunidade no cotidiano da instituição de ensino”, comenta Aquiles.

Projetos 

Ao todo, 76 projetos foram inscritos Prêmio Educação Empreendedora no Paraná. A premiação da etapa estadual aconteceu na sexta-feira (6), na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, e contemplou os três primeiros colocados de cada categoria: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior. Os vencedores ganharam troféus e bolsas integrais para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 da Faculdade Sebrae.

Outra instituição pertencente ao  Governo do Estado que se destacou na edição deste ano do prêmio foi a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá. O projeto de extensão “Feira do Empreendedor”, venceu a etapa estadual do prêmio na categoria Ensino Superior e representará o Paraná na etapa nacional. 

Prêmio

O prêmio tem por objetivo identificar e reconhecer as melhores práticas da educação empreendedora do Brasil. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae desde 2013. De acordo com os dirigentes do Sebrae, o desafio é ampliar ainda mais o alcance da educação empreendedora no país e desenvolver seres humanos de forma integral, acreditando que para isso é necessário reconstruir práticas educacionais e proporcionar o engajamento de toda a comunidade escolar.

A premiação é realizada pela quarta vez no Paraná e inspirou a promoção da etapa a nível nacional, que chegou, neste ano, à segunda edição. O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem como intuito reconhecer o trabalho de professores que implementam projetos educacionais voltados ao empreendedorismo nas escolas.

Em 2022, devido à paralisação em virtude da pandemia, foram contemplados trabalhos desenvolvidos entre 2019 e 2021. Os primeiros colocados de cada categoria nas premiações estaduais seguem para a etapa nacional, que terá, nesta semana, uma cerimônia de premiação em São Paulo.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.