Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começam em 5 de agosto e os temas relacionados aos esportes despertam interesse dos estudantes das escolas estaduais. Nos dois meses que antecedem as competições, os alunos participam de diversas atividades educacionais relacionadas ao tema e aliadas aos conteúdos previstos na matriz curricular.

Nas aulas de História, por exemplo, são feitas pesquisas e apresentações sobre a Grécia Antiga, berço dos Jogos Olímpicos. Nas de Geografia, os estudantes confeccionam mapas dos países que participam da competição.

Em Curitiba, as atividades, definidas pelas escolas, estão a todo vapor. As paredes da quadra poliesportiva do Colégio Estadual Narciso Mendes, no bairro Xaxim, ganharam uma nova roupagem com a pintura de imagens que representam as modalidades olímpicas.

O trabalho foi feito pelos estudantes do 6° e 7° ano do ensino fundamental e que participaram da atividade no turno complementar (período em que não estão em sala de aula). “Gostei do resultado e da atividade porque é diferente, agora podemos pintar e ver o efeito do nosso trabalho”, contou a estudante Maria Fernanda Morais, 11 anos, do 6° ano.

Segundo a professora de Arte Ana Cristina Fernandes, que coordenou as atividades, grandes eventos esportivos abordados em sala de aula despertam a curiosidade e o interesse dos alunos. “Eles ficam empolgados e se dedicam à atividade”, disse Ana Cristina.

Além das pinturas os estudantes também confeccionaram um mural, exposto nas paredes de entrada da escola, com a contagem regressiva para início dos jogos. O calendário é atualizado pelos estudantes diariamente.

Já os alunos do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual São Paulo Apóstolo, no bairro Uberaba, participaram do desafio olímpico proposto pela professora de Educação Física Simone dos Santos. O desafio é parte do projeto educacional Transforma Rio-2016, promovido pelo comitê organizador dos jogos, que envolve mais de seis milhões de estudantes de escolas públicas e particulares.

Os estudantes elaboraram uma bandeira que representa a trégua Olímpica, período em que as guerras eram interrompidas para que os atletas pudessem viajar até a cidade de Olímpia, berço dos Jogos. “A realização da Olimpíada no Brasil é uma oportunidade fantástica para os alunos aprofundarem as pesquisas sobre os temas relacionados às competições em todas as disciplinas”, explicou Simone.

Foram dois meses de debates sobre o tema, trabalhado em todas as disciplinas. Em agosto, o comitê organizador dos jogos irá escolher as melhores produções para a composição de um mosaico, que será exposto na cidade do Rio de Janeiro durante as competições.

“Depois das pesquisas sobre o tema proposto, nós procuramos criar uma bandeira que fosse bem representativa e que mostrasse todas as etapas da trégua Olímpica”, contou o estudante Luis Gabriel da Silva Donato, de 17 anos.

No Colégio Estadual São Braz, em Santa Felicidade, os 500 alunos do ensino fundamental e médio participaram de diferentes atividades para abordar a escolha do Rio de Janeiro para sediar a competição em 2016, a história da natação das olimpíadas, as modalidades esportivas.

Os estudantes do Colégio Estadual Helena Doinysio, no mesmo bairro, produziram mapas dos países participantes, pesquisas e apresentações sobre a história dos arcos olímpicos e suas cores, além de um quadro para acompanhar o desempenho da delegação brasileira.

Os alunos também vão realizar pesquisas sobre os esportes praticados durante a Paraolimpíada, que será realizada entre os dias 7 e 18 de setembro.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.