Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Marista debateram valores e propostas para selecionar candidatos e ir às urnas

Quais valores seus representantes devem defender? Quais são as propostas que o fariam ganhar seu voto? Essas foram algumas das perguntas que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Londrina fizeram para escolher o representante de turma.

Aproveitando o ano eleitoral, o projeto desenvolvido em sala de aula aliou um mergulho na estrutura política municipal com direito a uma visita à Câmara Municipal de Londrina, e propôs o debate de valores importantes para a turma, como a a criação de partidos, a realização de campanha e, por fim, a eleição em urnas eletrônicas.

Entre as principais propostas dos candidatos estavam o diálogo, convivência harmoniosa, manutenção da sala de aula e de áreas comuns do colégio, entre outras. Valores importantes para os representantes também foram elencadas. Para os alunos, de 8 e 9 anos, princípios como comprometimento, responsabilidade, espírito de liderança, honestidade e solidariedade foram sugeridos como importantes e usados para eleger o representante de turma.

Após o período de campanha, em que os alunos-candidatos fizeram cartazes com as principais propostas, todos votaram em uma urna eletrônica que simulou o sistema utilizano nas eleições brasileiras. De acordo com a analista de tecnologia educacional do Colégio Marista Londrina, Alessandra Garcia, a interação dos alunos com sistemas que simulam os usados nas eleições garantiu a legitimidade e a importância do projeto. “Todo o projeto de eleição de representantes de turma seguiu os padrões democráticos brasileiros e mostrou aos alunos como funciona o sistema eleitoral. Ao digitar o número do candidato escolhido e ouvir a clássica musiquinha da urna, as crianças se sentiam parte do processo e também entenderam a importância que cada um tem no processo democrático”, avaliou. No fim, a vitória foi da democracia e da cidadania, que foi praticada na íntegra pelas crianças.

Luiza Lafuente/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.