Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Escolas, CMEIs e CEIs retomam as atividades, recebendo os cerca de 46 mil estudantes para iniciar o ano letivo de 2024

Após o encerramento do período de férias escolares, nesta semana, os cerca de 46 mil estudantes voltarão às aulas na rede municipal de ensino em Londrina na próxima segunda-feira (5). Assim, o ano letivo começará oficialmente em todas as 88 escolas municipais, 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 60 Centros de Educação Infantil (CEI) filantrópicos conveniados com a Prefeitura.

Os pais e responsáveis pelas crianças poderão, a partir desta data, retirar os kits escolares contendo uniformes e materiais, todos disponibilizados pelo próprio Município e contemplando todas as crianças matriculadas. Este conjunto conta com camiseta de manga curta e shorts, bem como diversos itens de uso escolar e a mochila, que é a novidade para 2024. Os kits são personalizados de acordo com a idade e série, abrangendo, assim, os alunos do berçário (CB, C1 e C2), pré-escola (P4 e P5) e os estudantes do 1º ao 5º ano.

Os materiais entregues incluem agenda escolar, bloco de desenho, cola líquida, giz de cera, pasta escolar, tinta guache, estojo, mochila, caderno, lápis preto, lápis de cor, massinha de modelar, papel sulfite, pincel, caneta, régua, borracha, apontador, entre outros.

Posteriormente, haverá a entrega do kit de inverno, composto por uma camiseta de manga longa, uma calça e uma jaqueta. O investimento total da Prefeitura nos kits é de R$ 14,8 milhões, aproximadamente.

O primeiro semestre letivo terá aulas de 5 de fevereiro até 5 de julho. Depois das férias escolares, as aulas do segundo semestre começarão no dia 24 de julho e encerrarão em 21 de dezembro.

Capacitação

Como ocorre em todo início de ano, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza atividades de formação e capacitação para gestores, coordenadores e outros profissionais que trabalham na rede. Essas ações vêm sendo promovidas desde meados de janeiro deste ano. Nesta quinta-feira (1º), os professores e equipes pedagógicas voltaram às unidades escolares, entre escolas e CMEIs, para participar das práticas pedagógicas, etapa coordenada pelas equipes gestoras em cada um dos locais.

Já as equipes administrativas da SME haviam retornado à ativa no dia 22 de janeiro, quando as secretarias de todas unidades passaram a realizar matrículas, transferências e demais atendimentos às famílias dos matriculados.

Manutenções e melhorias

A Secretaria Municipal de Educação (SME) está realizando os últimos preparativos nas unidades escolares, em todas as regiões da cidade e na área rural, adequando-as para receber novamente os alunos, bem como os milhares de professores e profissionais que atuam nesses locais. Uma série de serviços foi executada, incluindo trabalhos de capina e roçagem, pintura, melhoria em pisos e telhados, manutenção de sistemas elétricos e hidráulicos, entre outros consertos e correções.

Outras escolas estão passando por reformas e ampliação, ganhando melhorias em diferentes ambientes. E, no momento, três novas unidades estão sendo construídas pela Prefeitura, em um pacote com investimento aproximado de R$ 20 milhões. Serão dois CMEIs, nas regiões norte e sul, além da Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber, que fica no Assentamento Eli Vive, no distrito rural de Lerroville.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.