Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento será na próxima segunda-feira à tarde, dia 20, no Teatro Mãe de Deus.

O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Miranda Viana da Silva, do Rio de Janeiro, estará em Londrina na próxima segunda-feira, dia 20, para participar do lançamento regional do “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa” (bieniodamatematica.org.br), que será realizado no Brasil. O evento será às 15 horas no Teatro Mãe de Deus (Avenida Rio de Janeiro, 670, Centro) e contará com a participação de alunos do ensino fundamental e médio, representantes de escolas públicas e privadas, professores, diretores e educadores. A promoção é da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, presidida pelo deputado paranaense Alex Canziani (PTB).

O Biênio da Matemática tem como principal objetivo promover o raciocínio lógico e abstrato e o ensino da disciplina no país, por vezes estigmatizada por muitos alunos nas salas de aula, o que, direta e indiretamente, contribui para a péssima posição do Brasil nas avaliações. Em 2015, no último exame do “Programme for International Student Assessment” (PISA), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, os brasileiros ficaram na 66ª posição dentre 72 países pesquisados, terminando os exames 70% abaixo do esperado na matemática. “Esta situação não pode continuar assim, temos que melhorar e ajudar a despertar o interesse dos jovens”, destaca Canziani.

Neste ano o Brasil sediará a “Olimpíada Internacional da Matemática” (IMO 2017, em inglês) com a participação de mais de 140 países. No ano que vem será a vez do “Congresso Internacional de Matemáticos” (ICM 2018), a ser presidido por Viana, que concebeu e lidera o projeto do Biênio, incluído no calendário nacional através da Lei 13.358, de 7 de novembro de 2016. Matemático reconhecido internacionalmente, Viana diz que a inclusão do Brasil no mapa mundial da matemática expressa o prestígio dos pesquisadores brasileiros na comunidade científica internacional. “Esses eventos compõem uma oportunidade única de disseminar a importância da matemática”, acrescenta.

Premiado

Marcelo Viana é o primeiro brasileiro e primeiro matemático, juntamente com François Labourie, a receber o “Grande Prêmio Científico Louis D.”, principal premiação científica da França, oferecido pelo “Institut de France”. Com graduação em Matemática pela Universidade do Porto (1984) e doutorado em Sistemas Dinâmicos pelo IMPA (1990), ele é membro do Comitê Executivo do Conselho Matemático das Américas (“Mathematical Council of the Americas”), editor de diversas revistas de circulação internacional e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.