Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Juízo da Vara da Infância e Juventude de Cambé, determinou nesta segunda-feira (1º de fevereiro) que o Município garanta vaga para a permanência na Educação Infantil de um menino que completará seis anos em março próximo. A liminar é resultado de ação civil pública apresentada pela 2ª Promotoria de Justiça do Foro Regional de Cambé. Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, todas as crianças deveriam ingressar no ensino fundamental (1º ao 9º anos) ao completar seis anos. Porém, a criança em questão tem síndrome de down e apresenta pareceres pedagógicos recomendando sua permanência na educação infantil 6.

Antes de ingressar com a ação, na sexta-feira (29), a Promotoria de Justiça expediu recomendação administrativa dirigida ao secretário municipal da Educação, para que a vaga na educação infantil 6 fosse garantida ao aluno. Porém, o pedido do Ministério Público foi negado com o argumento de que a Lei Federal 11.114/2005 estabelece a obrigatoriedade de ingresso das crianças de seis anos no ensino fundamental.

Na ação, com pedido de tutela antecipada, a Promotoria de Justiça sustentou que a Constituição Federal estabelece como dever do Estado a garantia do direito à educação a todos. Isso, porém, não se resume ao oferecimento de estrutura e equipe adequadas para o fornecimento regular e gratuito de ensino, devendo-se observar as peculiaridades do aluno (no melhor interesse da criança), traçar linhas pedagógicas a fim de garantir o seu desenvolvimento intelectual adequado e, consequentemente, assegurar-lhe a dignidade.

Diante disso, o MP-PR ressaltou a necessidade de manutenção da criança na educação infantil 6, com reserva de vaga em Centro Municipal de Educação Infantil, para seu melhor desenvolvimento pedagógico. A Justiça acatou a argumentação e concedeu a liminar, impondo ainda multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Ascom/Ministério Público do Paraná
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.