Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) foi escolhido relator da Medida Provisória 785/17, que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Congresso Nacional instalou nesta semana a comissão mista que vai analisar a matéria.


Também presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, Canziani explica que um dos seus objetivos, como relator, será contribuir para tornar o Fies perene e sustentável.

“A nossa ideia é ouvir lideranças, não só da Câmara, mas também do próprio setor e do governo. Vamos buscar caminhos para, se for possível, ampliar esse programa. Também vamos buscar novas oportunidades para que ele seja exequível, perene e que tenha sustentabilidade”, explica. Ele lembra que hoje 75% das matrículas de curso superior são em instituições privadas.

Na próxima quarta-feira (16), Alex Canziani vai apresentar o plano de trabalho à comissão especial. Também deverão ser votados requerimentos para a realização de audiências públicas.


Novo FIES

De acordo com a medida provisória, o novo Fies seria dividido em três modalidades e começaria em 2018. No total, garantiria pelo menos 310 mil vagas para os estudantes.


Na primeira modalidade, o Fies, se passar como foi apresentada a nova proposta, funcionará com um fundo garantidor com recursos da União e ofertará 100 mil vagas por ano, com juros zero para os estudantes que tiverem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Nessa modalidade, o governo vai compartilhar o risco do financiamento com as universidades privadas, o que não ocorre atualmente.

Na segunda modalidade, o Fies terá como fonte de recursos fundos constitucionais regionais, para alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, com juros baixos e risco de crédito dos bancos. Serão ofertadas 150 mil vagas em 2018 para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

E, na terceira modalidade, o Fies terá como fontes de recursos o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os fundos regionais de desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com juros baixos para estudantes com renda familiar per capita mensal de até cinco salários mínimos. O risco de crédito também será dos bancos. Serão ofertadas 60 mil vagas no próximo ano.

Mais informações: www.alexcanziani.com.br.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.