Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Secretaria Regional, vinculada a consórcio de municípios, elaborou ações que já começam a ser aplicadas nas escolas públicas

A padronização da gestão e da política pedagógica de escolas públicas municipais é o grande desafio de algumas prefeituras paranaenses que resolveram fazer o dever de casa de uma forma diferente. A proposta é elaborar um “trabalho em grupo”, e a luta é grande para atingir os objetivos das dez cidades que compõem o Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná, o “Codinorp”, que neste 12 de abril estará marcando a passagem dos cem primeiros dias da implantação do “Codinorp Educação”, a inédita Secretaria Regional de Educação.

Nestes três meses muita coisa já foi feita, como a “1ª Semana Pedagógica Regional” realizada na cidade de Florestópolis. O evento reuniu personalidades da educação no Brasil e todos os professores das redes municipais da região para debater a problemática do ensino público. Foi um marco para o início do ano letivo. O Codinorp Educação auxiliou ainda secretarias municipais nas pendências perante o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e montou um Plano Regional de Educação, que está começando a ser aplicado.

Neste Plano, o Codinorp Educação formatou quatro importantes ações a serem realizadas: 1 – Oferta de formação continuada aos professores, com um curso de 160 horas por ano. 2 – Estruturação do currículo regional levando em conta a nova Base Nacional Comum Curricular. 3 – Estudo para a introdução do moderno sistema estruturado (apostilas) de ensino em todas as escolas, através do formato conhecido como “Contrato de Impacto Social”, o “CIS”, através do qual o fornecedor será corresponsável pelos resultados auferidos no desempenho dos alunos. 4 – Estudo para a implantação de tecnologia educacional nas unidades de ensino dos nove municípios.

“O nosso principal objetivo é obtermos ganhos em escala, tanto quantitativos quanto qualitativos”, destaca o secretário regional de educação, Amauri Monge Fernandes. “Estamos implementando e propondo uma gestão inovadora das finanças educacionais de maneira padronizada, de forma que tenhamos reflexos positivos na gestão das escolas e principalmente na oferta de uma educação de maior qualidade para os nossos alunos”.

O que é

O “Codinorp Educação” foi fruto de debates importantes envolvendo interesses comuns das prefeituras e das secretarias municipais de Educação das cidades de Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Porecatu e Prado Ferreira, que fazem parte do consórcio. A proposta partiu do deputado federal Alex Canziani (PTB): “Tivemos a ideia porque carregamos a bandeira da Educação no Congresso e vimos o quão importante são as cidades se unirem em torno do desenvolvimento do ensino”, explica ele, que preside a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional. A sede da secretaria é em Jaguapitã, a 70 quilômetros de Londrina.

Números

O Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná congrega 90 mil habitantes e tem, no âmbito de sua região, 47 unidades escolares da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I (até o 5º ano). De acordo com a Secretaria Regional de Educação, são 7.500 alunos (até 11 anos) para 700 professores e 200 servidores, já incluindo os números de Bela Vista do Paraíso, que ingressou no grupo recentemente.

Segundo Amauri Fernandes, 55% dos alunos são do Fundamental I, outros 24% estão na pré-escola e 21% são dos centros de educação infantil (creches).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.