Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina, estima que precisará de R$ 93 milhões para consertar e reconstruir o que foi danificado com as enxurradas que atingiram o município entre 9 e 12 de janeiro. Além dos prejuízos materiais, as chuvas também vão atrasar o início das aulas para 39 mil alunos. Como os reparos não devem ser concluídos até 29 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação informou que o ano letivo iniciará em 11 de fevereiro.

Detalhando os prejuízos, a prefeitura estima que precisará de R$ 17 milhões para reparar os estragos nas instituições de ensino. No entanto esse valor pode aumentar, pois equipes da Secretaria de Educação ainda não terminaram as avaliações.

Por enquanto, 70% das 114 escolas e creches municipais estão com problemas. Deste total, quatro estão interditadas totalmente, 17 interditadas parcialmente, e há registro de danos em 171 salas.

Na escola Roberto Pereira Pânico, na zona leste, o muro está rachado, o reboco está caindo e uma fenda está abrindo. Do lado de dentro, o chão cedeu uns cinco centímetros e a área onde fica o parquinho foi interditada. Há diversas rachaduras e infiltrações em várias salas. Na escola Maria Carmelita, a estrutura da cozinha está comprometida e, por isso, não há como preparar a merenda dos alunos.

"A situação de emergência nos ajuda para acelerar o início dos trabalhos, no entanto no desenvolvimento do trabalho temos que contar com outros fatores", relata o secretário municipal de Obras, Valmir Matos.

A Secretaria Municipal de Educação informou que as reformas ou reparos serão feitos de forma emergencial em todos os locais. Mesmo com uma nova data para recomeçar as aulas, a autarquia municipal não garantiu o início do ano letivo nas escolas mais prejudicadas.

Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil às 12h, 52.772 moradores foram prejudicados por enxurradas em Londrina entre 9 e 12 de janeiro. Mais de 500 imóveis foram danificados e 60 pessoas desalojadas.

Informações: G1 Paraná / RPC TV

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.