Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A UTFPR concederá pela primeira vez o título de Doutor Honoris Causa no mês em que comemora os 10 anos da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) em Universidade Tecnológica. O senador Cristovam Buarque, ministro da Educação na época da transformação, receberá o título durante uma sessão solene do Conselho Universitário (Couni), às 14h30, no dia 23 de outubro.

Este é apenas um dos eventos que marcam as comemorações dos 10 anos da UTFPR, completados no dia 07 de outubro. Ainda em 2014, foi lançada a campanha #UTF10Anos, que teve como primeira ação um Concurso de Fotografia, realizado no final do ano passado, e que resultará na Mostra Fotográfica itinerante pelos 13 câmpus da universidade. Além disso, estão previstas ações culturais, esportivas e atividades direcionadas à comunidade interna.

Para justificar as comemorações, é necessário resgatar tudo que mudou nesses 10 anos de UTF. Em 2005, ano da transformação, a instituição atuava em apenas sete cidades do Paraná: Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa.

Atualmente, a UTFPR possui câmpus em 13 municípios, atendendo praticamente todas as regiões do Estado. Os câmpus criados já com a denominação de Universidade foram: Apucarana, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Santa Helena e Toledo. O mais novo é o de Santa Helena que passou a funcionar no início de 2014.

Com a transformação, o salto na oferta de vagas em cursos de graduação foi mais que duplicado. De 80 cursos em 2005, a UTF ofertará, até o final deste ano, mais de 176. Acompanhando o aumento da oferta de cursos, o número de vagas públicas foi de pouco mais de quatro mil para mais de 7.500.

Com o aumento dos cursos, o número de docentes também resultou nessa

expressiva expansão. Se, em 2005, a instituição contava com 1.875 professores, atualmente, o número está próximo de 2.500. Com relação à quantidade de alunos, de 14.118 a instituição passou para mais de 32 mil em todas as modalidades de ensino.

Confira as ações de comemoração programadas nos câmpus

Apucarana - De 5 a 9 de outubro terão duas exposições: uma das fotos do Concurso de Fotografia realizado ano passado e outra com os figurinos do Teatro Guaíra. Já no dia 7, haverá um almoço especial no Restaurante Universitário do Câmpus. À tarde, acontecerão atividades esportivas e recreativas no campo de futebol e gramado. No encerramento, está agendado um churrasco de confraternização entre os servidores e familiares.

Cornélio Procópio - No dia 3 haverá uma caminhada pela cidade, a partir das 09h20, saindo da UTFPR. No mesmo dia, será aberta a exposição de fotos do Concurso dos 10 anos.

Campo Mourão - No dia 2, terá a entrega da revitalização do Ginásio Belin Carolo no Câmpus, a partir das 19h. O evento será aberto para toda a comunidade. Este é o único ginásio em concreto armado do país e um dos poucos do mundo em forma de leque.

Curitiba - Dia 3 acontecerá o passeio ciclístico, integrando as três sedes do câmpus: Centro, Ecoville e Neoville, com saída prevista para as 8h30, na praça Eufrásio Correia. No dia 09, haverá duas exposições: de fotografias do Concurso e outra contando a história da instituição.

Dois Vizinhos - Aconteceu, no dia 17 de setembro, o “Cantando para celebrar uma década”. E no dia 3 haverá o “Caminhando para celebrar uma década”, com saída às 9h da Prefeitura até a Praça Jaime Ary. No dia 15, está programada uma sessão de Câmera, no anfiteatro, e uma Mateada no Lago Dourado.

Francisco Beltrão - Um passeio ciclístico no dia 3 e no dia 8 o Câmpus realizará o Acústico Pet.

Guarapuava - Haverá a I Caminhada e Corrida de Rua da Tecnológica a partir das 8h30. No dia 5, será realizado o lançamento da exposição de fotos do Concurso de Fotografia. Dia 07 terá um almoço em comemoração aos 10 anos, além do II UTFestival – Festival de Música.

Londrina - No dia 23 de outubro terá o Sarau dos 10 anos na quadra poliesportiva. Para o dia 7, haverá plantio de árvores, além da Taça Gorilada Amadora de futsal da UTFPR.

Medianeira - Servidores e alunos comemoram o aniversário da UTFPR com um bolo no dia 07. No dia seguinte, haverá uma sessão solene da Câmara de Vereadores. Uma confraternização para os servidores está programada para o dia 17 e uma caminhada urbana de 5 quilômetros, para o dia 18. Ao final da caminhada, será servido um café da manhã com pães, frutas e sucos, cedidos por parceiros do câmpus.

Pato Branco - No dia 4 farão uma caminhada envolvendo servidores, alunos, familiares e convidados da comunidade externa. Para o dia 16, acontecerá uma audiência com o reitor Carlos Eduardo Cantarelli e, depois, uma sessão solene na Câmara Municipal. No dia 17, terá um almoço de confraternização. As comemorações continuam durante a semana do servidor, entre os dias 26 a 30, e encerram em novembro com a Inventum 2015 – II Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação, realizada entre os dias 3 e 7.

Ponta Grossa - Dia 14 será a inauguração dos blocos da Biblioteca, Restaurante Universitário e Engenharia Mecânica no câmpus. No mesmo dia, haverá uma sessão na Câmara Municipal de Ponta Grossa.

Santa Helena - Acontecerá também um passeio ciclístico, no dia 3. No dia 5, terá a exposição de fotos do Concurso dos 10 anos e outras diversas atividades culturais no dia 17.

Toledo - Caminhada alusiva aos 10 Anos da UTF, realizada junto da Caminhada da Saúde, no dia 11, no Lago Municipal de Toledo.

Asimp/ UTFPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.