Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A UEL recebeu nesta terça-feira (22) a visita do vice-reitor e três dirigentes e da Universidade Shinshu, da província de Nagano, Japão, para tratar de intercâmbio acadêmico entre as instituições, envolvendo estudantes, professores e pesquisadores. Outros dois integrantes da comitiva fazem parte da Câmara do Comércio e Indústria do Japão. Os visitantes foram recebidos pela reitora Berenice Quinzani Jordão, no gabinete, e depois conheceram o Campus da UEL. "Londrina se sente muito honrada em recebê-los", afirmou a reitoria, agradecida pela visita.

A comitiva visitou pela manhã o Hospital Universitário (HU), o Hemocentro de Londrina e a UTI Pediátrica do HU. Segundo a chefe da UTI Pediátrica, Luiza Moriya, a visita se deu para conhecer a realidade e os tipos de serviços prestados no HU.

O acordo entre a UEL e a Universidade Shinshu, como explica a professora Luiza Moriya, foi firmado em abril deste ano, no Japão, e permitirá o intercâmbio entre as instituições. Segundo o professor Renato Mikio Moriya, coordenador deste programa, no primeiro momento o intercâmbio será focado nos cursos de mestrado e doutorado da área de Saúde. "Os estudantes devem ficar de três a quatro meses no país. Um dos requisitos é saber japonês", afirmou.

O objetivo da Universidade Shinshu é a internacionalização da instituição japonesa, bem como intensificar o relacionamento com as Universidades do Estado do Paraná. A visita tem a intermediação e apoio da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná e do Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão;

Na visita, estavam presentes também o assessor de Relações Internacionais, Manoel Simões; a professora e coordenadora do Núcleo de estudos da Cultura Japonesa (NECJ), Estela Okabayashi Fuzii; o presidente, Yoshiaki Oshiro, e a diretora de intercâmbio, Massue Habasaki, da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná; o vereador Roberto Kanashiro; além da tradutora Megumi Hayashi.

VISITAS

Na segunda-feira (21), a comitiva de representantes da Universidade Shinshu se reuniu com o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff na sede da Associação Médica de Londrina (AML). Uma das possibilidades apresentadas é a instalação da indústria japonesa Microsonic, que produz equipamentos de ultrassonografia, na cidade.

Segundo o representante da Universidade Shinshu, Yoshimasa Miura, a equipe fechou acordos de cooperação com o Hospital do Câncer de Londrina (HCL) e o Hospital do Coração e também com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

No Paraná, a comitiva ainda visitará as instituições de Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Curitiba, finalizando a estadia no Brasil com visita à USP. A comitiva é chefiada pelo vice-reitor Yoshimassa Miura e é integrada ainda por Kiyoshi Tanaka, Akiyo Shimamura, Yutaka Hasegawa, além de Daisuke Tsuda e Sitoshi Tsuda.

UNIVERSIDADE DE SHINSHU

A Universidade de Shinshu se localiza na província de Nagano, na região central do Japão, e conta com cinco campi localizados em quatro regiões da província de Nagano, e mantém as Faculdades de Ciências Humanas, Educação, Economia, Ciências, Medicina, Engenharia, Agricultura e Ciências Têxteis, além de pós-graduação e cinco institutos de pesquisa. Pesquisas de tecnologia de ponta em nível mundial são desenvolvidas na instituição. 

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.