Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Canziani diz que situação dos alunos do ano passado deve ser informada pelas escolas até dia 1º de abril

Os diretores das escolas públicas e privadas devem informar, até o dia 1º de abril, a situação dos alunos matriculados no ano passado. Devem informar pelo “Sistema Educacenso”, disponibilizado na internet pelo MEC, se os alunos foram aprovados ou reprovados e se deixaram a escola por algum motivo. Os dados estarão disponíveis para conferência dos gestores estaduais e municipais de educação em 15 de abril, na internet. As escolas terão 15 dias para conferir ou corrigir as informações, caso seja necessário.

“A participação das escolas é muito importante para que possamos viabilizar, de fato, a política de educação”, salienta o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR). “O correto preenchimento, aliás, é fundamental para que os estabelecimentos recebam recursos a que têm direito, inclusive.” O deputado da educação pede para que, ao preencher o formulário, tome-se cuidado para não errar: “Já vi casos em que as escolas não receberam nada e ficaram para trás porque preencheram errado”.

Censo 2016

Além do “Educacenso” relativo ao ano passado, o MEC também está divulgando o calendário para este ano. As escolas poderão enviar, pela internet, os dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2016, a partir de 25 de maio e até  29 de julho. O cronograma do Censo deste ano foi divulgado dia 8 no Diário Oficial da União, e o resultado final será anunciado no dia 31 de janeiro de 2017.

O que é

O Censo Escolar é um levantamento de dados nacionais, realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O preenchimento das informações é de responsabilidade dos diretores e dirigentes das escolas.

A partir das informações coletadas pelo Censo é possível formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas. Além de elaborar análises e estudos sobre as características da educação básica pública e particular no Brasil.

De acordo com o cronograma, os dados preliminares serão enviados pelo Inep para a publicação no Diário Oficial da União no dia 31 de agosto. A partir da publicação, as escolas terão 30 dias para fazer, também pela internet, a conferência dos dados e, se necessário, correções. Os dados finais serão enviados para a publicação no Diário Oficial no dia 12 de dezembro. Os resultados finais serão divulgados no dia 31 de janeiro de 2017.

No ano que vem, começa uma segunda etapa, na qual as escolas informam se os alunos foram aprovados ou reprovados e se deixaram a escola. O prazo para que isso seja feito é de 1º de fevereiro a 17 de março de 2017. A divulgação será no dia 12 de maio do ano que vem.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.