Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou, ontem (27), um requerimento, na Assembleia Legislativa do Paraná, solicitando providências urgentes para a implementação de cursos técnicos integrados dos projetos da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTEC) no período noturno e também a exclusão da exigência para a matrícula que o estudante esteja lotado em vaga de trabalho, disponibilizando-lhes melhores condições de profissionalização, trabalho e ensino.

O requerimento foi endereçado à secretaria estadual de Educação, à secretária estadual do Trabalho, Qualificação e Renda e à secretaria estadual de Justiça e Cidadania. “Os estudantes que participam dos projetos de Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTEC) no período da manhã estão sofrendo com a ausência do curso no período da noite! A problemática em questão ocorre quando os estudantes do curso técnico e médio do período da manhã são aprovados em vagas de trabalho e acabam vivenciando um verdadeiro dilema: sentindo-se pressionados a desistirem dos cursos, haja vista não haver aulas no período noturno, sob pena de perder a tão sonhada oportunidade de emprego”, explicou o deputado Cobra Repórter.

De acordo com o requerimento, muitas instituições empregadoras, que ofertam as vagas de estágio ou de menor aprendiz, solicitam que os estudantes exerçam as atividades no trabalho pelo período da manhã e/ou à tarde. Esse fato ocasiona que os alunos abandonem os cursos ofertados pelos projetos de educação e profissionalização, migrando para o ensino médio noturno, pois os projetos que ministram cursos técnicos não possuem a opção para o período da noite.

“O Estado do Paraná é referência em termos de empregabilidade, serviços de educação e proteção das garantias fundamentais e, para promovermos um maior aperfeiçoamento nessas questões, o Poder Público deve adotar uma maior abertura referente aos cursos técnicos da educação profissional, pois esses jovens estão buscando justamente ingressar no mercado de trabalho e assim também auxiliar suas famílias”, disse o deputado Cobra Repórter.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.