Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Toda a comunidade escolar da rede municipal de ensino de Tamarana está convidada para, nesta sexta-feira (15), escolher os diretores das quatro unidades da Educação local para um mandato de dois anos.

A consulta para definição dos gestores será realizada das 8h às 20h nas instituições da zona urbana (escolas municipais Professora Iracema Torres Rochedo e Taeko Lima Almeida e no Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança). Já na Escola Rural Municipal Enes Barbosa, a iniciativa será das 8h às 12h. O resultado do pleito – que leva em conta critérios distintos de paridade – deve ser divulgado no mesmo dia.

Três das quatro unidades de ensino têm candidaturas únicas: o CMEI Criança Esperança (Tifani Basbasque Vieira) e as escolas Professora Taeko Lima Almeida (Valdenice Carneiro Gouveia Paz) e Enes Barbosa (João Nelson Monteiro). A Escola Municipal Professora Iracema Torres Rochedo, por sua vez, conta com duas candidatas: Vilma Gonçalves Ferreira Chanan (Chapa 1) e Rosinéia de Moraes Baeza Azevedo (Chapa 2).

A presidente da Comissão Consultiva Municipal, Viviane Siqueira da Silva, salientou a importância da ampla presença dos votantes, já que o processo só tem validade se atingir quórum mínimo de 30%. "A gente acredita que a adesão tenha o mesmo êxito de 2017", projetou. Durante a ocasião, houve a primeira consulta à comunidade escolar da história do município, com 658 votantes. "A população tem se conscientizado cada vez mais de como é fundamental sua participação nas atividades da escola para a educação dos filhos", acrescentou Viviane.

Além dos próprios professores e funcionários das unidades de ensino, podem participar da escolha os pais ou responsáveis dos alunos menores de 16 anos e também os estudantes que tenham mais de 16 anos. É necessário apresentar RG.

A consulta à comunidade escolar para designação de diretores da rede municipal de ensino foi estabelecida pela lei 1.166/2016 (leismunicipa.is/wnhaf). Já o processo deste ano está regulamentado pela resolução 01/2019, publicada na edição 1.166 do Jornal Oficial do Município de Tamarana (www.tamarana.pr.gov.br/diario-oficial).

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.