Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Educação irá iniciar, no dia 1º de fevereiro, o período de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Fase I. Podem se matricular jovens acima de 15 anos, adultos e idosos interessados em concluir a alfabetização do nível fundamental – Fase I, que é do 1º ao 5º ano. O início das aulas está previsto para o dia 5 de fevereiro.

eja.ARQUIVO.PAs matrículas devem ser feitas nas 36 escolas que atualmente oferecem a EJA (lista abaixo), distribuídas em todas as regiões da cidade, da zona rural e urbana, além do Ceebja Herbert de Souza (CEEBJA Betinho), o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região Leste e a Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber, no Eli Vive I, localizado no distrito de Lerroville.

Também é possível se matricular em outras cinco escolas municipais que irão ofertar a educação de jovens e adultos neste ano: Noemia Alaver Garcia Malanga (à tarde); Maestro Roberto Pereira Panico; América Sabino Coimbra (no Residencial Vista Bela); Carlos Dietz e Leonor Maestri de Held, todas no período noturno. Para efetuar a matrícula, é necessário levar o CPF, RG e comprovante de residência, preferencialmente a conta de luz.

Atualmente, apenas uma escola oferece a EJA no período matutino, das 9 às 12 horas, que é a Maria Carmelita Vilela Magalhães. À tarde, das 14 às 17 horas, ofertam as aulas as seguintes unidades: CCI Leste, Ceebja Herbert de Souza, Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas, Professora Mari Carrera Bueno e Bento Munhoz da Rocha Neto, na zona rural. O restante das unidades atende no período noturno, das 19 às 22 horas.

A coordenadora da EJA, Déborah Flora dos Santos, destacou que a Secretaria Municipal de Educação busca assegurar gratuitamente aos jovens, adultos e idosos, que não tiveram acesso à escolaridade regular, na idade apropriada, as oportunidades que considerem as características dos educandos, nos seus interesses, as suas condições de vida e trabalho, mediante uma educação de qualidade.

Déborah disse ainda que a Educação de Jovens e Adultos oportuniza a valorização do conhecimento e das experiências trazidas pelos alunos, avançando para a apropriação do conhecimento científico. “Este processo visa consolidar atitudes e valores voltados à formação de cidadãos críticos e protagonistas de sua história”, apontou.

O processo pedagógico da EJA é apoiado em diferentes intervenções, mediações e metodologias de trabalho, bem como em experiências extraclasses como visitas de campo, exposições, mostras culturais, entre outras. Além das aulas, a Educação de Jovens e Adultos oferece atividade física, artes, oficinas de culinária, informática, artesanato e diferentes produções.

A lista das 41 unidades que oferecem a EJA pode se acessada no link > https://goo.gl/KfUwgt

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.