Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante o workshop, será feita a entrega dos instrumentos musicais para 33 CMEIs e 58 CEIS

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai realizar um workshop voltado a educadores, a fim de possibilitar o melhor uso e aproveitamento dos instrumentos musicais que serão entregues para 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 58 Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados. A ação será realizada na sexta-feira (8), a partir das 8h, na Unopar/Pitágoras, unidade Catuaí. (Rua Edwy Taques de Araújo, 900).

A ação será coordenada pela Gerência de Educação Infantil e Funcionamento Escolar, com a participação da gerente Ludmila Dimitrovicht, que possui formação em Música, e da professora da Rede Municipal e integrante da equipe da Gerência, Leticia Rodrigues Paulino, que também possui formação em Música e Pedagogia.

De acordo com a gerente Ludmila Dimitrovicht, serão atendidos os 33 CMEIs e os 58 CEIs em dois horários, às 8h e às 10h. Para participar do workshop, foram convidados três profissionais de cada unidade (diretor, coordenador pedagógico e um professor). “Nosso objetivo é realizarmos um workshop com possibilidades e inspirações para a utilização dos instrumentos com as crianças”, contou.

Durante a ação, será feita a entrega dos instrumentos musicais para todas as unidades e haverá uma vivência com música utilizando os materiais. “Será um momento para apresentarmos os instrumentos para os representantes de cada unidade além de oferecer a oportunidade para eles experimentarem os instrumentos e realizar atividades musicais com eles”, explicou a professora Leticia Rodrigues Paulino.

Segundo Paulino, a música é um patrimônio histórico cultural da humanidade que está presente na vida das crianças mesmo antes delas nascerem. “O trabalho intencional com sons e música na Educação Infantil tem um papel muito importante para o desenvolvimento da criança, uma vez que a música é parte da sua vida. Desta forma, cabe aos professores e às instituições de ensino proporcionar experiências que intensifiquem esse contato e, ao mesmo tempo, apresentar-lhes repertórios que fazem parte de uma cultura mais elaborada. Ao ouvir, brincar e produzir sons e músicas para além do desenvolvimento musical, a criança vai tomando consciência dos sons, dos ritmos, das palavras da organização da forma começo, meio e fim, entre outros, o que irá contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo”, apontou.

Recentemente, a SME adquiriu 2.780 instrumentos musicais próprios para crianças, para atender cerca de 11.300 alunos de zero a cinco anos. Os materiais incluem pandeiros, chocalhos, caxixis, reco-recos, maracas, totalizando catorze tipos de instrumentos. O objetivo é incentivar a criatividade e o desenvolvimento dos alunos de Educação Infantil. O investimento do Município foi de R$ 141.631,10.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explicou que a musicalização já é abordada no currículo da rede municipal e, agora, os professores contarão com instrumentos musicais de qualidade, validados por técnicos, para a realização das aulas. “A música é fundamental para o desenvolvimento da criança e por isso estamos muito animados com mais esta conquista”, enfatizou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.