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O reforço da participação da comunidade escolar na gestão dos recursos públicos que chegam às unidades de ensino da rede estadual é o foco da terceira fase do projeto Gestão Financeira na Escola, da Secretaria de Estado da Educação. Durante a Semana Pedagógica, foram debatidos os aspectos legais que envolvem a liberação de recursos públicos e a administração financeira coletiva nas escolas estaduais paranaenses.

Desenvolvido pela Coordenação de Apoio Financeiro à Rede Escolar da Secretaria da Educação e técnicos dos Núcleos Regionais de Educação, o projeto atende cinco escolas de diferentes regiões do Estado: os colégio estaduais Alberto de Carvalho (Prudentópolis), Herbert de Souza (São José dos Pinhais), Tupy Pinheiro (Guarapuava), Regente Feijó (Ponta Grossa) e Ilha das Peças (Guaraqueçaba).

Referência

Nas etapas anteriores foram apresentadas à comunidade as propostas e objetivos do projeto, que consistem em formar um agente financeiro dentro de cada escola, reforçar a participação de professores, funcionários, pais e alunos na administração dos recursos públicos e tornar essas escolas em referência na gestão financeira e pedagógica em suas regiões.

“Ao formarmos referências regionais, poderemos pensar um padrão para o Estado de acordo com o resultado obtido através pelo projeto, respeitando as características de cada escola”, destacou o chefe da coordenação de apoio financeiro à rede escolar, Manoel José Vicente.

Nas fases seguintes as equipes técnicas da Secretaria da Educação e núcleos regionais acompanharão as atividades junto com as escolas para tirar dúvidas e orientar os agentes financeiros e a comunidade sobre o andamento do programa e, com isso, fortalecer o padrão administrativo que é construído nessas unidades.

Na fase seguinte as equipes técnicas da Coordenação de Apoio Financeiro à Rede Escolar estarão acompanhando e desenvolvendo as atividades do projeto com todos os segmentos da escola. “Teremos a oportunidade de conhecer melhor a dinâmica da escola com o andamento do programa e com isso fortalecer o padrão administrativo que é construído nessas unidades”, ressaltou Angela Kubersky, Coordenadora de Prestação de Contas da CAF.

Educação de Qualidade

Os agentes financeiros atuam nas áreas mais burocráticas na administração dos recursos, dando suporte técnico aos diretores com as prestações de conta e execução de despesas, entre outras. “Ter uma pessoa na escola que entenda os tramites da gestão financeira facilita o nosso trabalho e reflete na qualidade do ensino que ofertamos porque a boa aplicação dos recursos está aliada aos avanços pedagógicos”, disse o diretor do Colégio Estadual Ilha das Peças, Jiu.

Em Guarapuava, no Centro Sul, a comunidade escolar do Colégio Estadual Tupy Pinheiro, está animada com o início das atividades do projeto. “A nossa comunidade sempre participa da gestão dos recursos que chegam à escola. A expectativa é reforçarmos essa participação e dessa forma mostrarmos que a gestão democrática contribui na qualidade de ensino”, disse a diretora Beatriz Aparecida Neves.

AEN

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