Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Marista debatem valores e propostas para selecionar candidatos e ir às urnas

As eleições chegaram mais cedo em Londrina. Durante a segunda-feira, 14 de março, dezenas de estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista, foram às urnas para escolher os representantes de turma.

A votação acontece em urnas eletrônicas muito parecidas com as utilizadas nas eleições brasileiras. “Saber que seu voto tem importância, da responsabilidade de votar de forma consciente e acompanhar o eleito durante o ano é um exercício que todo cidadão deve fazer desde cedo”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Gislaine Gracia Magnabosco.

O projeto acontece todos os anos, com alunos com idade entre 6 e 11 anos, mas em anos eleitorais ganha maior dimensão. “Os estudantes percebem que o que fazem em pequena escala, em sala de aula, também acontece na cidade e em todo país.”, afirma a analista de Tecnologia Educacional do Colégio Marista Londrina, Alessandra Garcia. O fato do equipamento também ser similar ao usado na vida real traz mais proximidade com a realidade e com o que debatem em casa.

Período de campanha

A preparação das turmas para as votações acontece durante os dois primeiros meses de aula. Faz parte do projeto educativo da escola ensinar a dimensão política, trabalhando competências individuais e coletivas em diferentes esferas. Isso significa que as crianças debatem valores, elegem pontos importantes para eles dentro do ambiente escolar, apresentam propostas para implementar durante o ano e precisam passar pelo processo democrático de eleição.

Entre as dúvidas mais comuns entre os alunos neste ano estão as questões comuns à maioria dos brasileiros: como acompanhar o candidato eleito e como saber se ele cumpriu o que foi prometido. Um exercício para ser realizado a longo prazo, mas que traz resultados valiosos.

 Luiza Lafuente Woellner dos Santos/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.