Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse ontem, 20, que a UEL (Universidade Estadual de Londrina) é uma das maiores e mais importantes universidades do Brasil. "A UEL tem meio século. São cinco décadas dedicadas à formação de profissionais éticos e comprometidos com o desenvolvimento e a transformação social, econômica, política e cultural do Paraná e do Brasil. Por isso é uma das mais renomadas instituições de ensino superior do País, reconhecida pelos estudantes, professores e doutores em todo o território nacional”, disse.

O ex-presidente do Sindiprol/Aduel (Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região), Nilson Magagnin Filho, visitou o deputado e recebeu os cumprimentos pelos 50 anos da UEL. Professor há 28 anos, Magagnin contou sobre a experiência de uma vida compartilhada com os dois mil professores, quatro mil servidores e 20 mil estudantes.

 “É uma honra integrar um colegiado de uma das mais respeitadas universidades públicas do País. São milhares de profissionais que se formam anualmente na UEL e que contribuem com a formação e inovação tecnológica, desenvolvendo produtos e serviços que são utilizados em várias partes do Brasil e do mundo”, disse o professor.

60 cursos

A UEL foi fundada em janeiro de 1973 e reconhecida em outubro de 1975 pelo decreto federal 69.224/78. Organizada em cinco faculdades, a instituição teve a gratuidade de seus cursos instaurada em 1984, transformando-se em autarquia estadual em 1995. A Universidade oferece mais de 60 cursos de graduação.

Os estudantes têm acesso a uma Biblioteca Central com um acervo de mais de sete mil títulos e 380 mil exemplares de periódicos. A Editora da UEL já publicou mais de 600 livros. Os alunos também contam com um Laboratório de Tecnologia Educacional e com a Agência de Inovação Tecnológica.

Outras atividades disponíveis e que ajudam na formação e no atendimento à comunidade são o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos e de Assuntos Socioeconômicos, a Casa de Cultura, a Clínica de Especialidades Infantis, a Clínica Odontológica Universitária, a Clínica Psicológica, o Colégio de Aplicação, a Fazenda Escola e o Laboratório de Medicamentos.

A UEL conta ainda com Museus, Rádio, TV, Hospital Universitário e Veterinário, que prestam atendimento a toda a comunidade regional. “Parabenizo o professor Nilson Magagnin Filho e, dessa forma, estendo meus cumprimentos a todos os professores, mestres, doutores, alunos e servidores da UEL, que ajudaram e ajudam a construir essa universidade que orgulha o Paraná. Parabéns, UEL: 50 anos! A festa é de todos os paranaenses”, disse Romanelli.

Valdir Amaral/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.