Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A avaliação foi feita pelo secretário paulista, Rossieli Soares, durante live com a presença do presidente do Sebrae, Carlos Melles

O empreendedorismo é um conteúdo transversal e estruturante para o estudante brasileiro e precisa ser levado para o aluno desde o ensino infantil até os últimos anos do ensino médio. A avaliação é do secretário de educação do governo do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, que coordena também a frente nacional de currículo e novo ensino médio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A análise foi feita durante live realizada para debater sobre a introdução do empreendedorismo no currículo escolar, realizada na quinta-feira (16). O encontro contou também com as participações do presidente do Sebrae, Carlos Melles; do superintendente do Sebrae SP, Wilson Poit e de Kátia Smole, diretora do Mathema.

“Empreender não é só abrir uma empresa. Estamos falando em empreender para a vida, e isso exige uma transformação de mentalidade. Precisamos começar desde cedo, a partir da Educação Infantil até o Ensino Médio”, comentou Rossieli. O secretário destaca que a arquitetura do novo Ensino Médio contempla o empreendedorismo como um dos quatro eixos estruturantes, ao lado da investigação científica, dos processos criativos, além da mediação e intervenção sociocultural. Rossieli ressaltou que o empreendedorismo está presente em todos os novos itinerários formativos e reconheceu a importância da parceria estratégica com o Sebrae. “Educação e empreendedorismo vão andar sempre lado a lado. Educar para o século 21 é apresentar ao aluno a possibilidade do empreendedorismo”, frisou. Segundo o secretário, cerca de 2,5 milhões de alunos nos anos finais do ensino médio da rede pública de São Paulo já contam com a oportunidade de participar de palestras de empreendedorismo como opção de carreira, oficinas sobre como desenvolver negócios inovadores, além de oficinas de pitch (apresentação verbal e concisa de uma ideia). “A reforma do ensino médio tem no seu bojo espaço para a educação empreendedora, estimulando a criatividade dos alunos”, complementa Rossieli.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o mercado de trabalho do século XXI exige uma profunda revisão de antigos paradigmas da educação de crianças, adolescentes e jovens e impõe novos desafios aos educadores. “É nesse contexto que se insere o debate sobre a difusão da cultura empreendedora, por meio da educação. A educação empreendedora é uma das ferramentas fundamentais para orientar os estudantes a se posicionarem diante dos desafios impostos por essa nova realidade, tornando-os protagonistas de suas trajetórias profissionais”, comenta Melles.

Segundo ele, o Sebrae desenvolveu, ao longo das últimas décadas, um conjunto de metodologias e ferramentas pedagógicas adequadas à promoção do conhecimento, de forma multidisciplinar, em todos níveis de ensino, integrando conteúdo à prática. Exemplo disso é o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), criado em 2013, e que já alcançou 4,5 milhões de crianças e jovens. Por meio do programa, 165 mil professores, em mais de 9 mil instituições de ensino, foram capacitados nessa metodologia.

Empreendedorismo para a vida

"Estamos alinhados com a Secretaria de Educação, focados na solução e não apenas no problema. Nesse contexto, o empreendedorismo é a peça-chave para o desenvolvimento, principalmente da juventude", ressaltou o diretor-presidente do Sebrae em São Paulo, Wilson Point. "É muito importante que os alunos do Ensino Médio tenham não apenas conhecimento sobre o empreendedorismo, mas que estejam preparados para construir um plano de negócios para suas próprias vidas. Eles devem saber que não basta buscar emprego, se você pode ajudar a gerar empregos", completa Point.

Para Kátia Smole, ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, a discussão do tema é muito pertinente, já que chega no momento em que 12% da juventude brasileira em idade para frequentar o ensino médio estão fora das salas de aulas. Apontando o último relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a professora afirmou que 30% dos estudantes que deixam o colégio não fazem o ENEM: "Precisamos oferecer uma escola atrativa e que garanta uma base aos alunos, além de uma nova proposta para o ensino médio". "Também temos que pensar no educador, na formação dos professores", acrescentou.

Sebrae como referência

Durante a Live, o Sebrae lançou uma cartilha que traz referências teóricas e metodológicas para subsidiar a inclusão da temática do empreendedorismo nos currículos escolares dos estados e municípios brasileiros.

O documento enumera uma série de iniciativas - presenciais e a distância – lideradas pelo Sebrae e que estão à disposição dos gestores escolares que desejarem colocar a educação empreendedora em prática. As soluções são voltadas tanto para estudantes quanto para professores.

Para conferir a íntegra da cartilha, clique aqui

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.