Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os estudantes do ensino médio da rede pública estadual do Paraná tiveram desempenho acima da média nacional registrada na Prova Brasil, tanto em português quanto em matemática, o que coloca o Estado em quarto lugar. Em português, a nota nacional foi de 260, enquanto a do Paraná ficou em 267. Já na disciplina de exatas a média nacional atingiu 259, enquanto a estadual foi de 265.

“Ainda queremos melhorar muito nossos índices educacionais, principalmente no médio, mas esse resultado da Prova Brasil, que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, são muito animadores”, diz a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. Segundo ela, isso significa que o aproveitamento dos conhecimentos dados em sala está aumentando.

Fizeram a Prova Brasil 95,4 mil estudantes do nono ano do Paraná, o equivalente a 79% do previsto (120 mil).

De maneira geral, o Ideb, divulgado no dia 8, em Brasília, revelou a evolução do ensino no Paraná. Na rede pública estadual, o índice passou de 3,4 no ensino médio para 3,6. Nos anos finais no ensino fundamental, subiu de 4,1 para 4,3 e avançou de 5,8 para 6,1 nos anos iniciais.

O Ideb de 4,3 para os anos finais do fundamental é o melhor índice já alcançado pelas instituições públicas do Estado. Já o ensino médio nas instituições públicas passou da 8ª para a 5ª posição, contribuindo de maneira significativa para que o Estado tenha alcançado a 6ª posição na classificação geral. O Ideb é obtido a partir dos dados da Prova Brasil e também leva em conta o fluxo escolar dos estudantes.

AVALIAÇÕES - A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e que embasam políticas públicas na área de educação. Ambos servem como parâmetro para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados para quinto e nono anos do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, concentradas em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir dessas informações, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais de Educação definem ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação, promovendo a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas prioritárias.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.