Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Geração Atitude está aberto para participação de todas as escolas da rede estadual em 2018. Até o ano passado o programa ficava restrito a cinco escolas por Núcleo Regional de Educação, mas agora as cerca de 2,1 mil unidades do do Estado podem participar. As escolas interessadas devem entrar em contato com o seu NRE.

Com o objetivo de apoiar a formação cidadã dos estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil, esta edição do Geração Atitude vai trabalhar esses conceitos com o Geração na Escola. Professores, promotores e juízes, em conjunto com as equipes pedagógicas, desenvolverão palestras e debates. Aos professores cabe trabalhar o conteúdo do Guia do Cidadão com os alunos e aos promotores e juízes ministrar palestras nas escolas.

Já a Caravana da Cidadania é um concurso que vai selecionar as 32 melhores propostas de Projetos de Lei, apresentados por estudantes e orientados por professores. Os autores dos projetos selecionados recebem como premiação uma viagem a Curitiba onde conhecerão as sedes dos poderes.

As principais informações sobre o programa e a versão digital do Guia do Cidadão estão disponíveis na página www.alep.pr.gov.br/geracao_atitude/. Cada Núcleo Regional de Educação deve apresentar no mínimo 10 escolas participantes.

PROJETO DE LEI – Em 2017, o vencedor da Caravana da Cidadania foi o Douglas Froelich, aluno do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, município de Cruz Machado (Sul do Estado), com um projeto de lei sobre combate ao bullying. O anúncio foi feito na Assembleia Legislativa do Paraná com a presença de todos os participantes do programa.

A superintendente da Educação, Ines Carnieletto, lembrou que o Geração Atitude contribui para o exercício da formação cidadã dos estudantes e estimula o protagonismo juvenil. “O nosso papel é trabalhar a cidadania e o envolvimento desses jovens para que possamos formar grandes lideranças e oportunizar a todos que conheçam os poderes públicos do Estado”, disse.

Na edição de 2017 foram inscritos 228 projetos de lei de 160 escolas da rede estadual de ensino. O programa Geração Atitude é resultado da parceria entre o Ministério Público do Paraná, Secretaria da Educação, Assessoria Especial de Juventude do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.