Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na próxima semana, de 21 a 24 de agosto, as unidades escolares de Londrina celebrarão a Semana do Folclore. Serão realizadas diversas atividades, com o objetivo de resgatar a cultura folclórica, ou seja, os costumes, lendas e manifestações artísticas em geral, preservada por um povo.

Dentre as atividades que serão realizadas estão brincadeiras, confecção de brinquedos folclóricos, cantigas de rodas e pesquisas literárias. Segundo a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Mariângela Bianchini, o objetivo das atividades é reavivar a memória, a cultura, a história e a tradição que vem do povo. “Tanto o folclore, quanto outras datas comemorativas são trabalhadas no sentido de resgatar a cultura popular, que passa de geração em geração”, frisou.

Na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, por exemplo, os alunos estão trabalhando, durante as aulas, o folclore brasileiro e de outros países, além de confeccionarem brinquedos com o tema folclore. Na próxima semana, de 21 a 24, os estudantes farão apresentação dos trabalhos e participarão de atividades recreativas, como cantigas de roda.

A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Francielle Souza de Medeiros Azevedo, ressaltou que o objetivo é resgatar a cultura do país e mostrar, aos alunos, que isto também existe em outros países. A Escola atende atualmente 374 alunos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Está localizada na Rua Maurício de Nassau, 329, Jardim Mazzei, região sul.

Outra escola, a José Garcia Villar, está explorando o tema dentro do planejamento pedagógico, a fim de resgatar as histórias e os costumes populares. Dentre as atividades realizadas estão leitura de lendas, parlendas e trava-línguas, danças e brincadeiras. “Muitas das brincadeiras de hoje vieram do folclore e é importante que os alunos tenham o conhecimento sobre esta cultura”, destacou a supervisora da unidade, Luciane Mota Santos Munhoz. Na quinta-feira (14), os estudantes farão apresentações de danças folclóricas, por volta das 11 horas e das 16h30. A unidade escolar fica na Rua Pitangueiras, 209, Jardim Panorama.

Na Escola Municipal Padre Anchieta, os alunos participarão de contação de histórias, leituras sobre o tema e brincadeiras. “As crianças passam muito tempo assistindo televisão, pois não têm muita liberdade para brincar como antigamente. Por isso a importância do resgate das brincadeiras folclóricas”, salientou a auxiliar de supervisão, Cláudia Maria Batista Leite Barbiere. Atualmente, estudam na unidade escolar 439 alunos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Ela está localizada na Rua Domingos Cantagalli, 75, Heimtal, região norte.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.