Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As instituições educacionais, que funcionam na região sul de Londrina e no distrito de São Luiz, agora podem ampliar e renovar seus acervos de livros para as crianças

Cerca de 500 alunos, de duas escolas municipais de Londrina, foram contemplados com novos livros infantis para serem utilizados em suas rotinas escolares, resultado da campanha de Doação de Livros, realizada com clientes, colaboradores e médicos da Unimed Londrina. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (23), nos períodos da manhã e da tarde. Por meio da ação, mais de 800 livros chegaram às bibliotecas das unidades Machado de Assis, que fica entre os jardins União da Vitória e Nova Esperança, área sul da cidade, e Francisco Aquino Toledo, no distrito de São Luiz.

Em sua oitava edição, a campanha teve início em março deste ano, conseguindo obter os 800 materiais repassados às escolas. Em 2022, a campanha da Unimed teve a importante parceria do concerto “O Mundo Mágico da Música”, promovido pelo Quinteto de Cordas Solistas de Londrina, que estimulou a doação de livros entre o público que prestigiou o espetáculo.

A gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, contou que as entregas dos livros, realizadas hoje (23) nas escolas, foram momentos de muita alegria e celebração. “Os diretores, professores e alunos ficaram felizes demais ao receberem os materiais arrecadados. Todos são muito receptivos e, no período da tarde, na escola em São Luiz, houve até uma leitura de poema feita por crianças do 5º ano em agradecimento. Uma das escolas está implantando agora um espaço de biblioteca e os livros serão de grande valia para a construção deste acervo. Tudo isso nos deixa muito contentes e motivados”, detalhou.

Piojetti disse que uma parte dos exemplares foi doada e outra comprada. “Ao longo da campanha, separamos os títulos inadequados para a faixa etária das crianças e trocamos em sebos por literatura infantil. Também vendemos papel para a reciclagem e, com o dinheiro, compramos mais livros para as escolas”, explicou.

Ainda segundo a gerente, desde 2015, quando teve início a campanha de Doação de Livros da Unimed, 5.330 livros já foram doados a 12 escolas municipais, das áreas urbana e rural de Londrina, beneficiando 3.054 alunos de várias idades. “Além disso, a ação também possibilitou o repasse de outros materiais pedagógicos e brinquedos, totalizando mais 1.010 itens doados às escolas. A campanha vem crescendo e gerando ótimos resultados a cada ano. O volume de arrecadações está aumentando e muitas pessoas já se habituaram a doar os livros que estão parados. O retorno é sempre satisfatório, pois sabemos que uma grande quantidade de estudantes da rede municipal pode usufruir dos itens”, concluiu.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a ação da Unimed é muito esperada todos os anos pelas escolas, que têm a oportunidade de receber mais livros e ampliar as opções de leitura e atividades com os estudantes. “Doações como esta são sempre muito bem-vindas, pois fortalecem o incentivo à prática e hábito da leitura entre as crianças e adolescentes. Esse estímulo é fundamental, principalmente nesse período de retomada das atividades escolares na pandemia, onde notamos que muitos alunos apresentam dificuldades na leitura e escrita. Os livros são sempre uma ferramenta extraordinária para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos”, enfatizou.

O diretor da Escola Municipal Machado de Assis, Geraldo Aparecido Bento, destacou que as crianças ficaram muito ansiosas para receber os livros. Ele reforçou a importância da ação. “A nossa escola é nova, mudamos para este prédio no início do ano, por isso ainda não temos biblioteca. Antes os livros ficavam em caixas de papelão nas salas de aula, mas eram poucos e bastante usados, por isso nossas crianças são carentes de livros para ler. Neste novo prédio temos uma sala separada para a biblioteca e estes livros que a Unimed conseguiu serão primordiais para a aprendizagem em nossa unidade. A leitura aumenta o repertório das crianças e faz muita diferença”, salientou.

A diretora da Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, do distrito de São Luiz, Marcia Aparecida Mazziero, contou que, com esta doação, a instituição poderá renovar seu acervo de livros. “Estes materiais permitirão às crianças acessar vários itens novos. Semanalmente, as crianças participam da hora do conto e, certamente, os livros irão contribuir com o desenvolvimento das crianças”, comentou.

A Campanha de Doação de Livros é uma das várias ações realizadas pela Unimed Londrina em prol da comunidade. Para conhecer melhor esta iniciativa assista a um vídeo neste endereço https://www.youtube.com/watch?v=9yG1JmcfVeY

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.