Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Professores e funcionários das escolas da rede estadual que aderiram à mobilização nacional na quinta-feira da semana passada deverão fazer a reposição do dia letivo, e não apenas de conteúdos. A medida foi tomada em conjunto com os 32 chefes das regionais de educação do Paraná e anunciada pela secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, na última segunda-feira (21), durante reunião, em Curitiba. 

A reunião com os representantes de Núcleos é periódica e tem como objetivo orientar as chefias sobre diversos assuntos administrativos e proporcionar subsídios ao trabalho das regionais de ensino. “É um momento importante para que possamos promover os encaminhamentos necessários e atender às demandas educacionais. Além disso, é um espaço para troca de ideias, sugestões e interação com os nossas regionais”, ressaltou Ana Seres. 

Para a chefe do Núcleo de Foz do Iguaçu, Ivone Müller, o encontro serve para esclarecimentos. “Tivemos um início de ano letivo atípico, encerrando 2015 e já começando 2016. E por isso a reunião com a equipe diretiva da Secretaria é importante para tirarmos nossas dúvidas e também para discutirmos o futuro. Saímos muito fortalecidos e com um caminho a trilhar”, disse Ivone. 

ESPECIAIS - A secretária Ana Seres também explicou a solução encontrada para aquisição de alimentos da merenda escolar nas escolas de educação especial mantidas pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). 

O Governo do Estado vai aditivar, até o final deste ano, os convênios com essas entidades, caso haja necessidade de suplementação financeira. 

“Será feito um levantamento pela Secretaria da Educação para verificar a real necessidade de cada uma das escolas em relação à alimentação escolar e, assim, garantir a qualidade desse atendimento aos nossos alunos especiais”, explicou a secretária. 

Atualmente, o Estado já dá suporte ao trabalho dessas instituições, por meio da cessão de recursos humanos e repasses financeiros. São cerca de 400 convênios entre a Secretaria da Educação e entidades mantenedoras de Apaes no Paraná, beneficiando cerca de 40 mil estudantes. 

Além da secretária e dos chefes de NREs, o encontro contou com a participação do diretor-geral da Secretaria, Edmundo da Veiga; da superintendente da Educação, Fabiana Campos; do superintendente de Desenvolvimento Educacional, Paulo David Choinski, e dos chefes de departamentos da Secretaria. 

OBRAS – A secretária Ana Seres esclareceu, ainda, que as obras de construção de unidades novas e de ampliação nas escolas estaduais passarão a ser executadas pela Paraná Edificações, vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. A Secretaria da Educação ficará responsável pelas obras que já forma iniciadas, as de reparo e as emergenciais. 

GERAÇÃO ATITUDE – Na parte da tarde, o encontro contou com a participação do promotor de Justiça Eduardo Cambi, responsável pelo projeto “Geração Atitude”, que apóia a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil. O projeto é desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. “A intenção é que juízes e promotores visitem as escolas, contribuindo para a formação dos estudantes da rede estadual”, disse Cambi.

“Podemos mostrar aos estudantes que eles podem trabalhar juntos de forma benéfica à sociedade, ainda mais em um momento de crise moral e política que estamos passando no País. Precisamos dar bons exemplos aos nossos jovens”, destacou o assessor Especial de Juventude, Edson Lau Filho. 

O projeto incentiva a formação cidadã e política de alunos dos ensinos médio e técnico, escolas da rede estadual de ensino, promovendo a participação social e o protagonismo dos jovens participantes. 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.