Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os 15 aprovados, que cumprem pena em unidades localizadas em Londrina, conquistaram vagas na PUC/Londrina, Cesumar, Unifil, Pitágoras Unopar e Faculdade Integrada de Londrina.

15 estudantes do sistema prisional do Paraná foram contemplados com bolsa para o ensino superior via Enem. Os aprovados, que cumprem pena em unidades localizadas em Londrina, conquistaram vagas na PUC/Londrina, Cesumar, Unifil, Pitágoras Unopar e Faculdade Integrada de Londrina.

Entre os cursos escolhidos estão Educação Física, Pedagogia, Gastronomia, Serviço Social, Administração e Radiologia, entre outros.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte garante acesso à alfabetização, escolarização básica e formação superior aos presos que cumprem pena nas 33 unidades do Estado. As instituições têm salas de aula, bibliotecas e professores da rede estadual de ensino.

As unidades são vinculadas a nove Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos, que cuidam da vida escolar dos presos.

Para o coordenador da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria, Marlon Cristiano Borba, a aprovação de estudantes do sistema prisional em vestibulares, seja por meio de processos seletivos próprios ou devido a um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é uma prova de que a educação é essencial para a reinserção do detento na sociedade.

“A aprovação desses estudantes mostra que a educação no sistema prisional cumpre um papel importante na reinserção dele na sociedade. E é também uma guinada muito grande, uma nova chance para essas pessoas”, afirma.

Como funciona

Para que o detento aprovado em vestibular possa cursar a universidade, ele precisa de autorização judicial. São levados em consideração critérios como natureza do crime, montante da pena cumprida, quanto ainda falta para cumprir e bom comportamento carcerário, entre outros.

No caso de Londrina, os presos que estudam devem utilizar tornozeleira eletrônica e sua situação é acompanhada pela Vara de Execuções Penais, Ministério Público e coordenação regional do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen).

Remição da pena

A educação no sistema penitenciário também permite ao preso a remição da pena, ou seja, a possibilidade de “encurtar” a pena à qual ele foi condenado. A cada 12 horas de estudos, eles têm um dia a menos de pena para cumprir.

Ainda, a cada livro lido, são reduzidos quatro dias de pena. Mas não basta apenas ler. Eles precisam fazer um resumo e uma análise crítica da obra, que é avaliada pelo professor da sala de remição da pena pela leitura. As leituras também são indicadas de forma que sejam produtivas para o preso.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.