Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) premiou alunos de duas unidades de ensino da rede estadual paranaense na edição deste ano. As equipes são do Colégio Estadual Pio XII, de Maripá, e do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, de Cascavel, os dois no Oeste do Estado.

Em Maripá, os alunos Maria Fernanda Baumann, Matheus Thim, e Gabriel Eduardo da Silva, com orientação da diretora Adriana Cristina Marquioro Baumann, exibiram o projeto Fita reagente para detectar resíduos de agrotóxicos em hortaliças. Eles receberam o Prêmio Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), que inclui medalhas e credenciais para participar da própria feira em setembro deste ano, em Pernambuco, e também o 3º lugar na categoria Ciências Biológicas da Febrace, pelo qual levam para casa medalhas e certificados digitais.

“Estimulamos o desenvolvimento de vários projetos científicos em nosso colégio. Os alunos utilizam os laboratórios para fazer pesquisas e os experimentos necessários, com apoio de nossos professores”, explica a diretora Adriana, do Colégio Estadual Pio XII. No ano passado, a unidade participou da Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (Fecitec) com 12 projetos - nove deles premiados pela organizadora do evento, a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os alunos do CEEP de Cascavel Guilherme Biazi Sabin, Pamela Guimarães Zuniga e Gabriel Rodrigues Guia - orientados pelos coordenadores de curso Gelson Leandro Kaul e Vander Fabio Silveira - participaram com o projeto Recuperação de membros paralisados por meio da ativação artificial dos músculos. O grupo ganhou o Prêmio Destaque Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA), que além de um troféu garante credenciais para a mostra programada para novembro deste ano, no Pará, e o 3º lugar na categoria Engenharia da Febrace, com direito a medalhas e certificados digitais.

PARTICIPANTES – Outros três colégios da rede estadual também estão entre os finalistas da Feira: o Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, de Palotina, o Colégio Estadual Professor José A. Aragão e o Colégio Estadual Vicente Rijo, ambos de Londrina.

O evento reuniu alunos de todo o País na Universidade de São Paulo (USP), na semana de 21 a 24 de março. A Febrace conta com apoio de dezenas de empresas e organizações da área de tecnologia, além de estar afiliada a mais de uma centena de outras feiras e mostras semelhantes.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.