Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com transmissão pelo Google Meet, evento desta terça-feira (3) deve reunir representantes de 19 municípios do norte do Paraná

Londrina sediará, na próxima terça-feira (3), a etapa regional da Conferência Nacional de Educação – Conae 2022. O evento será virtual, com transmissão pelo Google Meet, das 8h às 17h, e devem participar representantes dos 19 municípios que integram a área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Londrina.

Na ocasião, haverá escolha de delegados e seleção de propostas a serem apresentadas na etapa estadual, prevista para ocorrer em Curitiba, no segundo semestre deste ano. As inscrições ainda estão abertas, e devem ser feitas, com antecedência no site da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina, utilizando a chave de inscrição “CONAE-2022”.

Além de poder acompanhar a conferência regional ao vivo, os inscritos receberão todos os documentos referentes à Conae 2022 e, cumprindo o equivalente a 75% da carga horária do evento, terão direito ao certificado.

A Conae 2022 será realizada em novembro, com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. E a organização da etapa em Londrina está sendo conduzida pelo Núcleo Regional de Educação (NRE Londrina), com participação e apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL).

De acordo com a coordenadora da etapa regional da Conae 2022, Marcia Cacilda Ribeiro, o objetivo do evento, que conta com a participação de vários segmentos, é discutir a construção de uma educação com inclusão, equidade e qualidade. “A Conae é um espaço democrático aberto pelo poder público, que permite à sociedade participar da construção da Educação Nacional. Ela reúne estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e da sociedade civil organizada para discutir os principais temas da educação”, destacou.

Para o presidente do CMEL, João Marcos Machuca de Lima, trata-se de uma etapa importante para discutir o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que irá definir as metas da Educação Nacional para o período de 2024 e 2034. “Isso requer a participação de toda comunidade ligada à área educacional – professores, pais e familiares de alunos e funcionários. Essa representação é muito importante para as contribuições que trarão na definição dessas metas. Que todos dediquem um tempo para olhar e discutir a educação, para juntos pensarmos no que ainda precisa e deve ser feito em prol do tema geral da conferência, promovendo essa igualdade, a equidade e a qualidade da educação brasileira”, comentou.

A programação do evento na terça-feira (3) inicia às 8h, com credenciamento dos inscritos, seguida de leitura do regimento interno. A coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Paraná, Denise Estorilho Baganhas, vai conduzir a palestra de abertura, às 8h45. Em seguida, os participantes serão divididos em salas virtuais das plenárias para debater os subeixos da CONAE 2022. Os eixos da conferência nacional são: “O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas”; “Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação”; e “Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção”.

Logo após a apresentação de moções e discussão dos tópicos, no período da tarde está prevista a plenária final, seguida de eleição de delegados que estarão aptos a participar da etapa estadual da CONAE, a ser realizada em Curitiba. O encerramento do evento deve ocorrer às 17h.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.