Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os jovens e adultos com 15 anos ou mais que não conseguiram concluir seus estudos em idade própria, poderão se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). A prova é gratuita e será aplicada em outubro em 18 escolas de Londrina. Neste ano, o ENCCEJA substitui o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para certificação dos ensinos fundamental e médio.

A coordenadora de Educação para Jovens e Adultos (EJA) Fase I da Secretaria Municipal de Educação (SME), Déborah Flora dos Santos, explicou que na tarde de ontem, terça-feira (25), foi publicado, no Diário Oficial da União, o edital com todas as informações sobre o exame. Ele pode ser acessado pelo endereço eletrônico https://goo.gl/vgcRW8 . “Muitos cidadãos têm a competência da leitura, escrita e do cálculo, mas não têm a certificação. O exame do ENCCEJA é indicado para esses casos”, explicou.

No ato da inscrição, o cidadão deve selecionar qual série deseja receber a certificação, caso aprovado. Dessa forma, ele pode adquirir o diploma de ensino fundamental ou médio. A equivalência pelo ENCCEJA é ofertada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP).

Nas provas para a equivalência no Ensino Fundamental, o participante será questionado acerca dos conhecimentos em língua portuguesa, estrangeira, artes, educação física, matemática, história, geografia e ciências naturais. Para o Ensino Médio, são quatro grandes áreas que abrangem as tecnologias vinculadas às linguagens, códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

As inscrições para a prova acontecem das 10 horas do dia 7 de agosto até às 23h59 do dia 18 de agosto. Os testes serão aplicados no dia 8 de outubro deste ano. Podem participar jovens e adultos com mais de 15 anos para o ensino fundamental e mais de 18 para o ensino médio. Outras informações podem ser obtidas no site do INEP (http://portal.inep.gov.br/encceja).

Até o ano passado, o governo federal fazia uso do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para avaliação da qualidade do ensino e como instrumento de certificação do ensino fundamental e médio. Este ano, com a publicação da Portaria nº 468, de 3 de abril de 2017, a certificação das séries iniciais passou a ser do ENCCEJA tanto para residentes no Brasil quanto no exterior.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.