Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná já mergulhou no universo dos números. O “Festival da Matemática 2018”, que envolveu escolas públicas e privadas, aconteceu em todo o Estado. Foi a segunda edição do evento, que começou no ano passado como parte das ações do Biênio da Matemática 2017-2018, em homenagem à Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos de 2018, ambos com sede no Brasil. O biênio foi instituído pela Lei nº 13.358, de 7 de novembro de 2016, de autoria do deputado federal Alex Canziani (PTB).

Durante os eventos, que foram regionalizados, as escolas trabalharam com oficinas e cursos relacionados aos conceitos da disciplina de modo prático e criativo com músicas, teatro, gincanas, desafios matemáticos, paródias, exposições de artes, jogos eletrônicos e palestras.

As ações foram acompanhadas pela equipe de Matemática do Departamento de Educação Básica e dos 32 Núcleos Regionais da Secretaria de Estado da Educação. “Todas as escolas e os técnicos dos núcleos de educação estiveram envolvidos em ações que vão contribuir para divulgar e falar sobre a importância da Matemática, além de buscar novas alternativas e metodologias que contribuam para o ensino da disciplina”, disse a superintendente da Educação, Inês Carnieletto.

Ela afirmou que o incentivo da primeira edição do festival contribuiu para melhorar o desempenho dos estudantes da rede estadual no Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). “Já percebemos um avanço no desempenho dos alunos nas avaliações do Saep e isso é reflexo também dessa nova visão da matemática”, destacou.

Para o deputado Alex Canziani, o grande motivo que norteia o festival é estimular o gosto e a curiosidade pela matemática. “A matemática é peça chave para o desenvolvimento humano. Se pudermos estimular isso nas crianças estaremos contribuindo bastante para a evolução e o desenvolvimento da educação em sala de aula e também para o próprio futuro delas, principalmente durante suas atividades profissionais”, avalia o parlamentar, que preside a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.