Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o objetivo principal de mobilizar os alunos dos quintos anos para o estudo da Matemática, a Secretaria Municipal de Educação está promovendo o 1º Festival Londrinense de Matemática. O evento caracteriza-se pela organização dos alunos dos quintos anos em grupos de quatro estudantes, para participarem de jogos e resolverem problemas matemáticos, no âmbito das unidades escolares e em espaço coletivo.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o objetivo do Festival é incentivar o estudo da matemática entre os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental e contribuir para integrar as unidades escolares em atividades que envolvam o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina. “Também visa elevar o nível de proficiência matemática em avaliações externas, como a Prova Brasil”, ressaltou.

Regina Aparecida de Oliveira, do Apoio Pedagógico de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, informou que ao todo se inscreveram para participar do Festival 63 escolas, com aproximadamente 4.450 alunos participantes. “O festival tem sido um sucesso entre os alunos. Os professores contaram que os estudantes estão motivados por participar dos jogos, da resolução de problemas e interessados em aprender a matemática, de uma forma lúdica e significativa”, contou.

Regina ressaltou ainda que o Festival trouxe também uma experiência pedagógica relevante aos professores, do ponto de vista metodológico, pois a elaboração de conceitos matemáticos, por meio de jogos e resolução de problemas, é de extrema importância para o processo de ensino e aprendizagem dessa área de conhecimento. “Percebe-se na Rede Municipal de Londrina uma mobilização significativa dos professores para implementar em suas práticas, outras atividades semelhantes às realizadas no Festival”, salientou.

Etapas - O evento está ocorrendo em etapas. Em todas elas os alunos participam de um jogo e resolvem 10 problemas. A próxima será a Etapa Regional, que acontecerá de 22 a 26 de maio, em cinco escolas da rede municipal. Nesta fase cada escola participa com duas turmas de quatro alunos (manhã e tarde) e os alunos vencedores serão premiados com uma medalha.

Esta fase ocorrerá nos períodos matutino, às 9 horas, e vespertino, às 14h30. Na região sul, o festival acontecerá no dia 22 de maio, na Escola Municipal Dr. Cláudio de Almeida e Silva. Participarão 16 escolas.

Na região norte será no dia 23 de maio, na Escola Municipal Professora Ruth Lemos, onde estarão presentes 17 escolas. Na região oeste ocorrerá no dia 24 de maio, na Escola Municipal Professora Mari Carrera Bueno, com a participação de 16 unidades escolares.

Esta etapa ocorrerá também na região leste, na Escola Municipal Miguel Bespalhok, no dia 25 de maio, com 11 escolas participantes e, no dia 26 de maio, será na região rural, na Escola Municipal Aracy Soares dos Santos, onde participarão seis escolas.

Histórico - Para chegarem até a Etapa Regional, os estudantes já passaram por outras fases. A Etapa Experimental (Vivenciando Jogos e Resolução de Problemas na sala de aula I), que aconteceu em abril, foi um período de experimentação e adaptação dos alunos a metodologia para o trabalho com jogos e resolução de problemas em grupos.

De 2 a 5 de maio foi realizada a 1ª etapa (Vivenciando Jogos e Resolução de Problemas na sala de aula II). Esse período constituiu oficialmente o início do Festival. A segunda etapa aconteceu no dia 17 de maio (Vivenciando Jogos e Resolução de Problemas na escola). Esta fase selecionou as equipes finalistas das escolas para participarem da Etapa Regional.

A última fase do Festival (Etapa Londrina - Vivenciando Jogos e Resolução de Problemas) acontecerá no dia 28 de junho, com a participação das turmas vencedoras na Etapa Regional. O local da última etapa ainda será definido pela Secretaria Municipal de Educação. Nesta fase irão participar cinco grupos de cada período (manhã e tarde), selecionados na Etapa Regional. Os alunos vencedores receberão um prêmio, que deverá ser um jogo matemático.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.