Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

MEC define áreas prioritárias e critérios de seleção das instituições; universidades com avaliação alta no Sinaes terão vantagem

O Ministério da Educação (MEC) publicou, na segunda-feira (14), os critérios de seleção que serão utilizados para concessão de Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2016. Serão priorizadas as carreiras das áreas da saúde, educação e de formação de professores, conformeportaria publicada no Diário Oficial da União. Essas carreiras responderão por 70% das vagas a serem disponibilizadas para financiamento.

O MEC também definiu a subdivisão dos recursos no recorte de 70% das vagas para áreas prioritárias, sendo que os cursos na área da Saúde terão 45% de participação (sendo 35% para Medicina). Engenharia terá 35% das vagas.

Outros 25% serão reservados para vagas em cursos nas áreas de Pedagogia e Normal Superior: Português, Biologia, Matemática, Educação Física, História, Geografia, Língua Estrangeira, Química, Física, Filosofia, Artes, Sociologia e demais licenciaturas.

O número de vagas no Fies 2016 será definido posteriormente, de acordo com a manifestação das instituições privadas de Ensino Superior em disponibilizar cursos a partir das regras definidas pelo MEC.

A seleção das instituições vai obedecer ao desempenho obtido por seus cursos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Faculdades e universidades poderão destinar 50% das vagas por meio do Fies 2016 para carreiras com nota 5 no Sinaes, 40% para áreas com nota até 4 no exame, 30% das vagas em cursos com conceito 3 e até 25% para carreiras com 25% cujos atos regulatórios mais recentes sejam "autorização".

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado a partir de 2010, e tenham tirado o mínimo de 450 pontos e nota na redação superior a zero, também devem ter renda familiar mensal bruta de até dois salários mínimos e meio por pessoa.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.