Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) foi nomeado relator da Medida Provisória 785/17, que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nesta semana, o Congresso Nacional instalou a comissão mista que irá analisar a matéria. Canziani, que também é presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, explica que um dos seus objetivos será contribuir para tornar o Fies um programa perene e sustentável.

O deputado federal Alex Canziani (PTB), relator da Medida Provisória 785/2017 - que trata da reformulação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)-, promoverá a realização de oficinas de Design Thinking (DT) para incrementar as discussões em torno das mudanças que serão promovidas no programa. A ferramenta será apresentada na próxima quarta-feira (20), às 9h30, no plenário 10 do Anexo II da Câmara dos Deputados, com a presença do presidente da comissão especial que trata da Medida, senador Dalírio Beber (PSDB-SC), do presidente da Comissão de Educação na Câmara, Caio Narcio (PSDB/MG) e do secretário executivo em exercício do Ministério da Educação, Felipe Sigollo. "Queremos ideias novas e soluções inteligentes para o novo Fundo", resume o parlamentar, bastante confiante nesta ferramenta.

O Design Thinking é uma forma inovadora de abordagem em grupo para levantar situações e solucionar problemas por meio de participações coletivas e colaborativas. Dessa forma, diversas áreas são integradas, promovendo a elaboração de estratégias especiais que podem se tornar práticas viáveis – sempre objetivando o levantamento das necessidades dos interessados ou do público-alvo. Na ocasião, para detalhar o sistema, será realizada uma palestra com o professor Victor Gonçalves, responsável pela consultoria do desenvolvimento do DT dentro da comissão especial, feita pela empresa Addtech do Rio de Janeiro.

Novo Fies

Iniciativa do relator, a oficina está sendo denominada “Design Thinking do Novo Fies”, e reunirá representantes do governo, pais, alunos, entidades de ensino e do setor financeiro para ajudar a construir a lei do Novo Fies. Durante dois dias, 40 participantes se revezarão em quatro mesas redondas de dez pessoas para debater e sugerir ideias inovadoras para subsidiar a elaboração do relatório da MP 785/17. Os grupos serão auxiliados por facilitadores da Addtech.

As oficinas ocorrerão na quinta (21) e na sexta-feira (22), na sala de reuniões da Mesa Diretora da Câmara. Alguns dos convidados para a oficina foram selecionados a partir de participações no portal da Câmara denominado “eDemocracia”, no qual Canziani abriu espaço para as contribuições dos internautas.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.