Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento reúne educadores e estudantes das cidades da região Oeste

Profissionais de todos os níveis de ensino e estudantes participam da etapa regional do III Encontro Nacional da Educação, no próximo sábado, 26, a partir das 9 horas, na Unila – Jardim Universitário. Com o tema “Por um projeto classista e democrático de educação”, a plenária reúne educadores e alunos de várias cidades da região Oeste.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, até o dia 24 de maio, ou com o envio de nome completo, instituição e documento de identidade para o e-mail fozdoiguacu@app.com.br. Será oferecido serviço de creche gratuito a crianças com até 10 anos de idade, filhos dos participantes do evento.

O ENE (Encontro Nacional de Educação) é uma mobilização nacional em defesa do ensino público e gratuito, realizada desde 2016. O objetivo é debater propostas e ações para fazer frente a medidas que privatizam e mercantilizam a educação em todos os níveis, envolvendo a sociedade brasileira em torno de um projeto democrático e popular de educação.

Para a secretária Educacional da APP-Sindicato/Foz, Greici Pereira, o encontro permite a discussão autônoma sobre a educação. “O ENE vai na contramão de conferências que nos últimos governos se tornaram estatizadas e incapazes de fazer a crítica e a autocrítica necessárias para a construção de um projeto classista, democrático e popular de educação”, expõe.

A educadora explica que as etapas preparatórias nas regiões, além de alinhar e fomentar o encontro nacional, constituem instrumentos de organização e articulação das entidades e de formação sobre a situação da educação pública “O objetivo é que nessas etapas preparatórias consigamos criar a Coordenação Estadual Permanente em Defesa da Educação Pública”, aponta Greici Pereira.

Clique para inscrever-se pelo formulário eletrônico.

Pautas do encontro

A programação da etapa regional do ENE em Foz do Iguaçu debate a conjuntura política e social do país e as recentes medidas governamentais que afetam a escola pública. A discussão acumulada é compartilhada nas plenárias estadual e nacional, previstas para acontecer nos próximos meses de julho e agosto.

Orçamento público e destinação de 10% do PIB para a educação, terceirização, carreira, privatização, reforma do Ensino Médio e Base Nacional Curricular Comum são alguns temas em debate. A pauta ainda inclui a tentativa de desmonte do ensino universitário por meio do corte de verbas e do estímulo à educação superior particular.

A etapa regional Oeste do Encontro Nacional de Educação é organizada pela APP-Sindicato/Foz, APP de Luta e Pela Base!, APP-Sindicato/Toledo, Sinteoeste, Sesunila e Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.