Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Representantes da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal apresentaram ao presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), propostas para reformulação da Educação Infantil no Brasil. De acordo com o presidente da fundação, Eduardo Queiroz, a formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), coordenada pelo Ministério da Educação, é uma oportunidade estratégica para aperfeiçoar o modelo adotado no País. “Nossa proposta adota o conceito de parentalidade, que olha o contexto da criança na família, ao mesmo tempo em que favorece a formação profissional e a aprendizagem das crianças”, observou Queiroz. Ele fez uma leitura crítica do texto preliminar da Educação Infantil na BNCC , por não contemplar as questões da formação e da avaliação de desempenho.

Novos arranjos

A gerente da Área de Educação Infantil da fundação, Beatriz Ferraz, acrescentou que é preciso discutir alternativas dentro do modelo existente e pensar outros arranjos para contemplar situações diferentes, como, por exemplo, o atendimento de filhos de populações ribeirinhas e famílias da zona rural. “O problema do modelo único, onde as crianças são atendidas em turnos de oito horas, é que não permite o vínculo afetivo da criança aos cuidados de um profissional que atende 20 crianças ao mesmo tempo”, argumentou Ferraz, para quem é preciso ouvir as famílias e mapear experiências internacionais de sucesso.

Formação

Alex Canziani defendeu parcerias na formação dos profissionais e destacou a importância do desenvolvimento de habilidades não cognitivas na formação de crianças de 3 a 5 anos e também na de adolescentes de 15 a 19 anos. "Investir na Educação Infantil é uma prioridade, porque a qualidade do aprendizado nessa fase será decisiva para o sucesso acadêmico do aluno ao longo de toda sua vida", sustentou Canziani, que prometeu apoio para implantar em Londrina o projeto piloto de desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação que está sendo desenvolvido pela fundação.

Documentário

Em maio, a fundação fará o lançamento mundial do documentário "O Começo da Vida", filme sobre a Primeira Infância, que retrata os desejos e desafios de famílias com filhos pequenos no Brasil e no mundo. O objetivo é sensibilizar e mobilizar pais, famílias, profissionais, líderes, organizações e governos sobre a importância dos primeiros anos da vida e o impacto que este período tem no futuro. Canziani prometeu incluir o Paraná na rede de locais que participarão do lançamento.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.