Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Fórum Nacional de Governadores se reuniu, em Brasília, ontem (8) e divulgou nota em defesa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério, o Fundeb.

No texto, governadores falam da importância de tornar o Fundeb permanente e da ampliação da contribuição dos recursos da União. Eles afirmam que o Fundo é o "principal instrumento de redução das desigualdades educacionais".

Além disso, defendem a discussão imediata do assunto, tendo como base a PEC 15/2015, relatada pela deputada federal Professora Dorinha Seabra, que dialoga com a PEC 65/2019, relatada pelo senador Flávio Arns.

No encontro, o relator da PEC 65/2019 no Senado, senador Flávio Arns (Rede/PR), reafirmou a necessidade da aprovação do Novo Fundeb para garantir o financiamento da educação brasileira e acrescentou que todos precisam trabalhar juntos para alcançar esse objetivo. “Queremos que a bandeira da Educação seja a bandeira nacional, estadual e municipal. Para isto, o investimento é fundamental. Por isso, temos discutido muito novas fontes de financiamento que nos permitam apontar para o futuro, com a Educação sendo de fato prioridade”.

Nota

O Fórum Nacional de Governadores, reunido no dia 8 de outubro de 2019, na Capital Federal, reafirma, por meio da nota abaixo subscrita, a defesa do novo Fundeb, a imprescindibilidade de torná-lo permanente e a necessidade imperativa de ampliar os recursos da União para que, assim, possa manter-se o principal instrumento de redução das desigualdades educacionais.

Nesse sentido, nós, Governadores de Estado e do Distrito Federal, defendemos a discussão imediata da matéria, tendo como base a PEC 15/2015, relatada pela Deputada Federal Professora Dorinha Seabra, que dialoga com a PEC 65/2019, relatada pelo Senador Flávio Arns, com a PEC 33/2019 e com a PEC 24/2017, todas em sintonia com os compromissos estabelecidos no Plano Nacional de Educação — e nos alinhamos também com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime e com o Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed.

Entendemos que essas medidas fortalecerão as políticas para a educação básica pública e a valorização dos profissionais da educação.

Conclamamos a união de todas as forças da sociedade em defesa da educação. Conclamamos o Congresso Nacional, as entidades representativas e a sociedade civil a responderem a esse desafio.

A educação é direito de todos. A defesa do Fundeb é dever de todos.

Greicy Pessoa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.