Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tem dialogado com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) para construir ações em conjunto que valorizem a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas universidades estaduais do Paraná. O conjunto de metas foi proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), dentro da Agenda 2030.

“O sistema estadual de ensino superior possui uma comunidade acadêmica de 110 mil pessoas que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também temos mais de 1.500 projetos de extensão que atuam na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

Para a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) do Paraná, Keli Guimarães as universidades têm capacidade de contribuir para o alcance dos objetivos. “Os pesquisadores das diversas áreas das instituições têm experiência e conhecimento necessário para expandir ainda mais agenda, fortalecendo o pioneirismo do Estado na questão”.

Universidade Sem Fronteiras

O programa Universidade Sem Fronteiras (USF), financiado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná, atende 361 municípios, beneficiando cerca 7 mil pessoas no Estado.

As ações do programa visam o desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, da capacitação e produção tecnológica, cultural e desenvolvimento social, voltadas para a inovação e a melhoria da qualidade de vida. São desenvolvidos 85 projetos de extensão nas sete universidades estaduais nas áreas prioritárias de educação; promoção à saúde; agricultura familiar e agroecologia; inovação e diversidade cultural; inclusão e direitos sociais.

Formação Sustentável

Buscando uma formação mais sustentável, o colegiado do curso da Administração da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) Campus Paranaguá definiu, em 2017, que as ODS seriam aplicadas em toda a grade de disciplinas por meio do PRME (Princípios para a Educação em Gestão Responsável, na sigla em inglês).

Os alunos desenvolvem trabalhos voltados à comunidade utilizando os objetivos propostos pela ONU como base. Entre as iniciativas estão a reciclagem de coco verde, formação de jovens em condições de vulnerabilidade e egressos do sistema penitenciário e o desenvolvimento da horticultura orgânica em comunidades carentes.

“No longo prazo queremos que o nosso administrador seja capaz de gerir uma empresa e seu entorno, ou seja, que ele também se preocupe com o meio ambiente. Essa mudança de postura é um investimento no futuro que vai fazer com que os recém-formados estejam alinhados as práticas das grandes empresas” afirmou o coordenador do curso Adilson Anacleto.

PRME

Criado em 2007 por importantes figuras das principais escolas de negócios do mundo com suporte da ONU, o PRME (Princípios para a Educação em Gestão Responsável) é uma plataforma de engajamento voluntário para escolas de negócios. O objetivo é fomentar o ensino nessas instituições para que possam promover a responsabilidade corporativa e sustentabilidade, colaborando para uma nova geração de líderes.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.