Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, o secretário da Administração e Previdência, Fernando Ghignone, e o diretor-geral da Secretaria da Educação, Edmundo da Veiga, receberam nesta quarta-feira (30), no Palácio Iguaçu, representantes do sindicato dos professores estaduais, que promove um dia de paralisação na rede de ensino do Paraná.

Os servidores reivindicam principalmente a data-base, e o chefe da Casa Civil reiterou que isso será pago quando houver disponibilidade financeira. “Estamos numa situação privilegiada em relação ao restante do País, mas temos que manter a austeridade. Fizemos um esforço enorme e estamos pagando as promoções e progressões a todos os servidores, ao custo de R$ 1,4 bilhão, mas a data-base ficará para um momento de folga de caixa”, explicou Rossoni.

O chefe da Casa Civil reforçou que o governo deseja manter um diálogo permanente com os sindicalistas, mas reafirmou que a situação atual da economia nacional ainda não permite que o Estado assuma novas despesas. "Todos temos que compreender que vivemos um momento de excessão na economia. Mesmo assim, o Paraná garante aos servidores que não haverá atraso no pagamento de salários, nem do 13o. e nem férias".

Serão agendadas reuniões entre a Secretaria da Administração e da Fazenda e o sindicato para debater com maior profundidade os dados do Orçamento do Estado. A pauta do sindicato também será levada para avaliação da Comissão de Política Salarial (CPS) do Governo do Estado, formada por cinco secretarias e a Procuradoria-Geral. É neste fórum que são analisadas todas as demandas que dizem respeito a gastos com pessoal.

FALTAS - Os sindicalistas também solicitaram que não haja desconto da falta deste dia de trabalho e que haja reposição das aulas. “O desconto já havia sido decidido pela CPS. O pedido será levado à comissão, mas acho difícil reverter”, disse Rossoni.

LEVANTAMENTO - Conforme o levantamento da Secretaria de Estado da Educação realizado na manhã desta quarta-feira junto às escolas, apenas 1,58% das unidades da rede pública estadual aderiram ao movimento.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.