Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) assinaram nessa quarta-feira (29) um termo de cooperação técnica que beneficiará cerca de três mil alunos da graduação e pós-graduação do setor de Ciências Agrárias. Com a parceria, os estudantes terão à disposição uma estrutura maior de pesquisa e de projetos, mais sintonizada com a realidade do estado do Paraná. 

Os alunos terão acesso aos projetos desenvolvidos nas 19 estações experimentais do Iapar, distribuídas em várias regiões do Estado. O corpo técnico do Instituto será beneficiado com a integração, no acesso aos projetos desenvolvidos nos campus da UFPR. O acordo foi assinado nesta quarta-feira (29) pelo e pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. 

De acordo com o diretor-presidente do Iapar, Florindo Dalberto, o acordo resultará em muitos benefícios para a sociedade paranaense. “Esta parceria possibilitará a ampliação da pesquisa tecnológica, de maior disponibilidade do conhecimento técnico-científico na formação de pessoas de uma instituição reconhecida como a UFPR”, disse. O convênio terá a duração de cinco anos, podendo ser renovado. 

“Estamos honrados e privilegiados com este acordo nesse momento institucional”, afirmou o reitor da UFPR, Ricardo Fonseca. 

INTEGRAÇÃO - Um dos programas que alunos e professores poderão participar e se envolver, de acordo com Dalberto, será o programa estadual de Conservação de Solos, que é uma demanda do setor rural paranaense e que muitas instituições estão sendo chamadas a colaborar. 

Para o professor Amadeu de Bona, diretor do setor de Ciências Agrárias da UFPR, esse convênio representa um resgate do que acontecia anteriormente, quando a maioria dos professores da universidade eram egressos dos órgãos públicos dos setores vegetal e animal. “Esses profissionais trabalhavam na Secretaria de Agricultura, em seus vários departamentos, e vinham dar aula nas universidades, o que possibilitava a integração entre o conhecimento e a prática”, disse. 

Com o passar do tempo, houve um afastamento dos profissionais dessas instituições, relação que poderá ser resgatada com esse convênio. “Essas instituições poderão contribuir com a experiência de seus técnicos na formação dos nossos alunos”, complementou. 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.