Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Universidade adotou sistema 100% online para o seu tradicional processo seletivo de inverno

Estão abertas até o dia 7 de agosto as inscrições para o Processo Seletivo de Inverno da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), para ingresso no segundo semestre de 2020. Neste ano, em respeito às orientações sanitárias de isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus, a seleção é 100% online. O resultado é divulgado até dois dias úteis após a realização do processo, no ambiente do candidato no site oficial do processo seletivo. 

Para Renata Iani Werneck, Pró-Reitora de Graduação da PUCPR, o processo seletivo 100% online é uma forma de garantir que as pessoas que desejam começar um curso superior neste momento tenham essa oportunidade.   

 “Passamos por uma situação ímpar e tivemos que nos adaptar. O processo seletivo 100% online foi a forma encontrada para garantir a oportunidade de ingresso no ensino superior aos interessados e também a melhor alternativa para não causar aglomeração. Vamos avaliar a experiência e verificar a possibilidade de aplicá-la em outras oportunidades no futuro”, afirma.     

Para se inscrever, basta acessar o site oficial do processo seletivo (https://estudenapuc.pucpr.br/). O candidato deve seguir três passos: preenchimento do formulário, escrita e envio de carta de motivação e histórico escolar.   

A carta é uma espécie de apresentação do interessado à Universidade e será avaliada a partir dos mesmos critérios utilizados para analisar uma redação convencional, como qualidade de conteúdo, progressão e coerência, coesão e observância à norma padrão da Língua Portuguesa. O histórico escolar, por sua vez, é o documento mais importante da inscrição, pois é por ele que serão analisadas as notas e frequência do estudante para embasar sua aprovação no processo. Só poderão efetivar a matrícula candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio.  

Há vagas para cursos nos câmpus de Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo. Esse processo não contempla o curso de Medicina. A taxa de inscrição é de R$ 30. A lista completa de cursos e vagas está disponível em edital (https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2020/06/re_093-2020_consun.pdf).   

*Outras formas de ingresso *

Além do processo seletivo online, a PUCPR conta com outras formas de ingresso. Interessados em estudar na Universidade podem usar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado a partir de 2010. O candidato deve acessar o site da PUCPR para fazer o cadastro e escolher o curso. Confira o edital: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2020/05/edital_04_2020_enem_re_062.pdf

Também é possível ingressar na PUCPR por transferência externa, para o mesmo curso ou para uma graduação diferente. Ainda, quem já possui um diploma do ensino superior pode iniciar uma segunda graduação na PUCPR sem necessidade de realizar o processo seletivo. Para os interessados, há desconto de 20% na graduação presencial, online e semipresencial. Saiba mais: https://estudenapuc.pucpr.br/

Asimp/PUC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.